Municípios do Médio Piracicaba ganham aliado no desenvolvimento regional

Municípios do Médio Piracicaba ganham aliado na luta pelo desenvolvimento regional

Prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, assumiu a presidência da Amepi e Consmepi em cerimônia de posse nesta quinta-feira (5)

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi) e o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi) elegeram o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, como presidente da gestão 2023-2024. A cerimônia de posse foi realizada nesta quinta-feira (5), na cidade de João Monlevade, com a presença de todos os 14 prefeitos associados.

Acom/PMI

A nova diretoria da Amepi e Consmepi também é composta pelo vice-presidente, Ailton Guimarães, prefeito de Nova União, e pelo secretário, o prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla, que se despede da presidência da associação e do consórcio. Como objetivo, o grupo trouxe já no discurso de posse pautas relevantes na luta pelo desenvolvimento regional, como a duplicação completa da BR-381, conhecida como rodovia da morte, e a necessidade de infraestrutura adequada para as rodovias estaduais que dão acesso aos municípios.

Como destaque, Marco Antônio Lage salientou a importância da Amepi no protagonismo dos municípios frente ao Estado e União, uma vez que a entidade reúne cerca de 400 mil habitantes e arrecada R$18,2 bilhões de Produto Interno Bruto (PIB). “Quero fortalecer ainda mais esse instrumento que permite que resolvamos de forma ágil problemas comuns que demoraríamos muito mais para serem resolvidos se cada ente municipal tivesse que agir isoladamente”, reforça o prefeito de Itabira.

Assim, um desafio proposto pelo novo presidente aos municípios associados é o compromisso com a Saúde, principalmente com os índices insuficientes de imunização da Poliomielite, que previne a paralisia infantil. “Meu apelo é para que a região do Médio Piracicaba seja um exemplo na vacinação contra essa doença. Nossos índices estão ruins, com cidades abaixo de 60% do público-alvo. A proposta é que a gente se engaje e trabalhe firme para alcançarmos pelo menos 90%”, afirma Marco Antônio Lage.

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e então prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, esteve na cerimônia de posse reconhecendo o valor do trabalho das prefeituras no dia-a-dia. Segundo ele, a dedicação dos gestores é essencial para garantir o direito dos municípios, que muitas das vezes são violados.

“Nós somos uma grande máquina, a AMM é a engrenagem maior, mas se não construirmos as parcerias com as associações menores, toda a máquina pára. Quando se assume uma entidade, você tem que saber entender o problema de cada um e desistir de bandeiras político-partidárias, a grande missão é atender todos de forma igualitária”, disse o presidente da AMM.

Veja também

IBGE continua Censo em São Gonçalo do Rio Abaixo

85 municípios vão perder recursos do FPM; Itabira também

Queda na receita: Municípios questionam base da prévia do Censo 2022