26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, de 20 a 28 de janeiro
NOVIDADE DA 26a MOSTRA TIRADENTES, FÓRUM DE TIRADENTES REÚNE MAIS DE 50 PROFISSIONAIS DO AUDIOVISUAL PARA REVISITAR, DISCUTIR E PROPOR RECOMENDAÇÕES DO SETOR PARA O NOVO GOVERNO
Fórum acontece entre os dias 21 a 25 de janeiro como parte da programação da 26a Mostra Tiradentes e resultará em documento oficial a ser elaborado e apresentado publicamente em Tiradentes
Uma das presenças confirmadas é de Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal; cinco grupos de trabalho vão debater encaminhamentos estratégicos para formação, produção, difusão, distribuição e preservação, e resultados serão encaminhados ao novo Ministério da Cultura
Ao longo dos últimos 25 anos, a Mostra de Cinema de Tiradentes consolidou-se como espaço singular de formação, promoção, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro. Um trabalho coletivo, participativo, democrático que sempre esteve à frente de seu tempo, atento às mudanças do audiovisual, seja do campo tecnológico, seja pelo lado de quem pensa, vê e faz cinema. Um ambiente de encontros, de gestação de parcerias profissionais, de inovação e tendências, de interação crítica no cinema do Brasil.
No decorrer de sua trajetória, presenciou avanços, transformações e continuidades no cinema brasileiro. A criação da Ancine, da Secretaria do Audiovisual, a implementação da Lei 12.485 e do Fundo Setorial do Audiovisual que resultou num processo de expansão e crescimento acima de vários outros setores da economia brasileira.
A Mostra de Tiradentes foi testemunha do surgimento de uma nova geração de realizadores e instrumento que favoreceu a visão de conjunto – um panorama que, se revela fragilidades, também permite vislumbrar novos rumos. Foi pioneira ao criar a Mostra Aurora, um recorte da programação que criou oportunidades para os diretores estreantes ganharem espaço na cena audiovisual brasileira e exibiu filmes instigantes e desafiadores, de baixíssimo orçamento, precários enquanto estrutura de produção, mas com senso de provocação, deslocamento dos sentidos e das sensações, de culto ao enigma e do estranhamento. Filmes de diretores que já estrearam no formato digital e sob o impacto da internet. Filmes que se destacam relação com seu tempo, pelo que mostram e como mostram. O cinema brasileiro feito hoje no Brasil.
A 26a Mostra de Cinema Tiradentes , de 20 a 28 de janeiro, tem entre sua maior novidade a realização do Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro, em cinco dias presenciais,de 21 a 25 de janeiro, que acontece num cenário de grandes expectativas por um novo ciclo positivo de revitalização do setor audiovisual no País. Mais uma vez, a Mostra Tiradentes abre espaço para reunir pessoas de diversos segmentos do audiovisual brasileiro para o diagnóstico dos pontos críticos da atividade – fortemente afetada pela pandemia e pelo descaso do governo federal nos últimos cinco anos.
EIXOS TEMÁTICOS E GRUPOS DE TRABALHO
A dinâmica dos trabalhos propõe a abordagem dos segmentos da formação, produção, distribuição, exibição e preservação do audiovisual, tendo por objetivos a identificação dos pontos críticos de cada segmento, a legislação normativa incidente e suas lacunas, além dos pontos considerados prioritários para a ação de fomento público, sempre levando em consideração focal a valorização das cadeias produtivas regionais e o reconhecimento do amplo conjunto de atores em exercício.
Sob a coordenação de Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral da Mostra Tiradentes, Mário Borgneth, cineasta, produtor e ex-Secretário do Audiovisual , Alfredo Manevy, cineasta, produtor, professor e ex-Secretário Executivo do Ministério da Cultura, conta ainda com a participação de mais de 50 profissionais que atuam em cinco grupos de trabalho – os GTs do Fórum de Tiradentes, coordenados por : GT Formação (Adriana Fresquet), GT Produção (Cíntia Bittar), GT Distribuição (Lia Bahia), GT Exibição/Difusão (Pedro Butcher) e GT Preservação (Hernani Heffner).
O Fórum de Tiradentes busca revisitar propositivamente a complexidade atual do audiovisual brasileiro tendo por premissas de base a valorização da DESCENTRALIZAÇÃO – no reconhecimento do potencial das cadeias regionais de produção; a DIVERSIDADE – no reconhecimento das demandas dos diversos segmentos que compõe a cadeia produtiva e na pluralidade de formatos e linguagens audiovisuais; o DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – no reconhecimento da pujança econômica do setor em meio à economia da Cultura, com seu grande potencial gerador de emprego e renda, diante das complexidades envolvidas para sua maior inserção afirmativa nos mercados nacional e global; e na DEMOCRACIA – reconhecendo o campo audiovisual como veículo de expressão de múltiplos protagonismos, com o objetivo de apresentar balizadores essenciais para o desenho de novas politicas públicas para o setor. .
“O trabalho dos GTs será posto em discussão em plenária aberta e consolidado em documento final para encaminhamento ao novo Ministério da Cultura, dirigido pela ministra Margareth Menezes, e a órgãos e entidades representativas do setor”, completa Borgneth. “O objetivo do Fórum é reunir um entendimento sistêmico da cadeia produtiva do audiovisual, de forma a produzir um diagnóstico atual e formar um conjunto de recomendações que possa sinalizar positivamente para as novas estruturas de governança do setor, reunidas sob a premissa estratégica de valorização dos 4 Ds: a descentralização, a diversidade, o desenvolvimento econômico e a democracia.”
Reforça Borgneth: “A descentralização é pensar as cadeias produtivas regionais, suas assimetrias, potencialidades e fragilidades, vendo assim a atividade sistêmica do audiovisual; a diversidade se refere às demandas de cada segmento da atividade, reconhecendo sobretudo a transversalidade do conjunto da cadeia, transitando entre o particular e o geral, e ainda, a diversidade interna do setor, que se multiplica na instrumentalização das várias tecnologias e linguagens audiovisuais, e por fim, a democracia, que é fundamental no sentido de reconhecer, dentro da nova institucionalidade que se forma, os múltiplos protagonismos”.
“O Fórum aglutina alguns dos movimentos e representações da sociedade civil, das empresas culturais e da gestão cultural que foram ativos na defesa do arcabouço institucional e das conquistas históricas do audiovisual. Incorpora vozes de atores não necessariamente uníssonos que estão no front da produção, da distribuição, da exibição, da preservação de nosso patrimônio; da universidade, do terceiro setor, e da crítica cinematográfica”, destaca Alfredo Manevy.
META DE TRABALHO
Documentar e registrar, de forma a contemplar o conjunto de contribuições e recomendações resultantes no processo de realização do Fórum de Tiradentes.
Carta de Tiradentes – documento de balizamento geral elaborado de maneira coletiva e transversal para sinalizar novos avanços e conquistas para o setor em consonância com a retomada democrática do país
Conjunto de relatórios dos Grupos de Trabalho com detalhamento do diagnóstico e das proposições dirigidas a cada segmento da cadeia do audiovisual.
Além de apresentação pública na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, os documentos serão encaminhamos ao Ministério da Cultura, Ancine e órgãos e entidades representativas do setor audiovisual
CONVIDADOS E PARTICIPANTES DO FÓRUM DE TIRADENTES
SESSÃO DE ABERTURA
A sessão de abertura terá por temas centrais as questões ligadas à nova arquitetura institucional da Cultura e do Audiovisual, os aspectos ligados à legislação de regulação e fomento do setor, com ênfase na Lei Paulo Gustavo e na regulamentação dos serviços de streaming.
Convidados:
Alex Braga – Presidente da Ancine
Cármem Lúcia – Ministra do Supremo Tribunal Federal
Humberto Costa – Senador
Jandira Fegali – Deputada Federal
Joelma Gonzaga – Secretária do Audiovisual
Leônidas Oliveira – Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais
Márcio Tavares – Secretário Executivo do Ministério da Cultura
Margareth Menezes – Ministra da Cultura
Mediação: Mário Borgneth e Alfredo Manevy – coordenadores executivos do Fórum
1 – GT DE FORMAÇÃO
Coordenação: Adriana Fresquet
Participantes:
Alessandra Meleiro – Pesquisadora e Gestora Cultural
Edileuza de Souza – Professora e Cineasta
Edivan Guajajara – Ativista Indígena | Mídia Índia
Helder Quiroga – Professor e cineasta
Maria Angélica dos Santos – Coordenadora do Programa de Alfabetização Audiovisual
Tatiana Carvalho Costa – Professora e pesquisadora
2 – GT – PRODUÇÃO
Coordenação: Cintia Bittar
Participantes:
Affonso Uchôa – Cineasta
Cibele Amaral Correia – Cineasta e liderança política
Debora Ivanov – Produtora Audiovisual
Edivan Guajajara – Ativista Indígena | Mídia Índia
Guilherme Fiuza – Presidente | SINDAV
Jussara Locateli – Produtora Realiza Vídeo | Fames
Leonardo Edde – Produtor | SICAV
Mariza Leão – Produtora cinematográfica
Rodrigo Antonio – Cineasta – Presidente APAN
Rosana Alcantara – Mais Mulheres
Sara Silveira – Produtora de cinema
Takumã Kuikuro – Cineasta
Vania Lima – BRAVI
3 – GT – DISTRIBUIÇÃO
Coordenação: Lia Bahia
Participantes:
Ana Paula Sousa – Jornalista
Daniel Queiroz – Distribuidor | Embaúba
Felipe Lopes – Distribuidor | Vitrine Filmes
Jair Silva – Distribuidor
Talita Arruda – Distribuidora, pesquisadora e curadora
André Sturm – Produtor, cineasta, distribuidor e exibidor
Marco Aurélio Marcondes – Produtor e Distribuidor
4 – GT – EXIBIÇÃO / DIFUSÃO
Coordenação: Pedro Bucher
Participantes:
Adhemar Oliveira – Diretor de Programação | Espaço Itaú de Cinema
Álvaro Malaguti – Relacionamento RNP
André Saddy – Diretor Geral | Canal Brasil
Anne Santos – Técnica e editora de som, cineclubista e realizadora
Aryanne Ribeiro – Produtora e gestora cultural
Gonzaga de Luca – Professor e exibidor | Cinépolis
Marcio Blanco – Cineasta, professor e pesquisador | Fórum dos Festivais
Mauri Palos – 14 Bis
Vanessa de Araújo Souza – Produtora Executiva, Gestora de Projetos | Canal Curta
5 – GT – PRESERVAÇÃO
Coordenação: Hernani Heffner
Participantes:
Daniela Giovanna – Professora universitária e pesquisadora
Laura Bezerra – Professora e pesquisadora
Lila Foster – Professora, pesquisadora e preservadora audiovisual
Rafael de Luna Freire – Professor, pesquisador e preservador
Vitor Graize – Produtor e pesquisador
PROGRAMAÇÃO
20 de janeiro 2023 – sexta, às 20h30, no Cine-Tenda
ABERTURA OFICIAL DA 26A MOSTRA TIRADENTES
Apresentação da temática “Cinema Mutirão”
Homenagem aos cineastas Ary Rosa e Glenda Nicácio
21 de janeiro de 2023 – sábado, às 11h30, no Cine-Teatro
SESSÃO DE ABERTURA DO FÓRUM DE TIRADENTES
21, 22 e 23 de janeiro de 2023, de 9h30 às 19h30, na Unidade Senac
REUNIÕES DOS GTs
24 de janeiro de 2023, de 15 às 19h, no Cine-Teatro
PLENÁRIA ABERTA AO PÚBLICO
25 de janeiro de 2023, às 14h30, no Cine-Teatro
ENTREGA DO DOCUMENTO DO GT E LEITURA DA CARTA DE TIRADENTES
ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO FÓRUM DE TIRADENTES