Acidente com trabalhadores não afeta obras na Mina Gongo Soco, diz Vale

O acidente aconteceu nesta quarta (18/01) quando um ônibus tombou na estrada da Cambota, sendo socorridas 20 pessoas, e somente duas delas seguem ainda recebendo atendimento médico.

Nossa reportagem entrou em contato com a Mineradora Vale, que através de nota enviada à redação, informou que o acidente envolvendo trabalhadores de terceirizada, em um ônibus também de terceirizada não afetou os trabalhos descaracterização da barragem Sul Superior, na mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), de responsabilidade da mineradora.

Dizendo anda que as vítimas foram de pronto socorridas e que a Mineradora Vale e a terceirizada estão prestando os devidos atendimentos às vítimas, e ressalta que ainda está sendo apurado o que ocorreu para o acidente.

Acidente

O acidente aconteceu por volta das 17h30, num trecho de estrada de terra de grande movimento de veículos diversos e particulares por interligar a cidade de Barão de Cocais a Caeté.

Os socorristas voluntários GRVE (Grupo de Resgate Voluntário de Emergência de Barão de Cocais), (que na maioria das vezes passam dificuldades até para abastecer de combustível as viaturas, ou até mesmo quanto as demais despesas com insumos), não mediram esforços, e nunca medem, foram de imediato para o local do acidente.

Ao chegarem na cena, “nós iniciamos o atendimento às vítimas, como eram muitas pessoas com uniformes da empresa Vale Verde, inicialmente estava difícil saber quem era vítima e que precisava de atendimento, mas isso foi sanado de imediato e um total de 20 pessoas foram socorridas até a UPA-24H (Unidade de Pronto Atendimento – Luiz Alberto Pinto Coelho), de Barão de Cocais, disse um socorrista.

Nossa reportagem verificou que apesar da estrutura da UPA ser para atendimento corriqueiro de fatos relativos à cidade e não com um volume grande como este que ocorreu ontem (20 pessoas em buscas de atendimento de urgência e emergência) as equipes de plantão conseguiram desembolar muito bem o atendimento a todos. “Uma enfermeira disse, ainda bem que a maioria dos assistidos, foram casos de escoriações leves, sem maior gravidade”, finalizou ela.

Confira a integra da nota da Vale:

“Segue retorno da empresa. Não houve impactos para as obras na barragem. A Vale esclarece que um ônibus com trabalhadores terceirizados que atuam nas obras de descaracterização da barragem Sul Superior, na mina Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), acidentou-se no final da tarde de ontem (18), na estrada da Cambota. Os ocupantes do veículo receberam os primeiros cuidados no local e foram imediatamente encaminhados ao serviço de saúde do município. Dois trabalhadores seguem em observação, com assistência médica. A empresa e a contratada estão prestando todo atendimento às pessoas envolvidas e as causas do acidente estão sendo apuradas. Att, Leonardo Francia /Vale S.A.”

Ônibus tomba e deixa trabalhadores feridos