Câmara de Monlevade realiza a primeira reunião ordinária de 2023

Fotos: Acom/CMJM

Câmara de João Monlevade realiza a primeira reunião ordinária de 2023

Fotos: Acom/CMJM

Na tarde desta quarta-feira, (08/02), a Câmara Municipal de João Monlevade promoveu a primeira reunião ordinária de 2023 que contou com a presença de todos os vereadores. O parlamentar Doró da Saúde (PSD) participou de forma remota. Os trabalhos da Casa foram conduzidos pelo presidente Fernando Linhares (União), que estará à frente do Legislativo no biênio 2023/2024.

Durante a reunião, os vereadores votaram o projeto de lei 1.316/2022, de iniciativa do Executivo, que dispõe sobre a criação da Fundação Municipal Parque do Areão, que tem por objetivo coordenar o planejamento, a gestão e a manutenção da área. Além disso, a Fundação ficaria a cargo de promover, autorizar e organizar atividades de lazer e recreação no Parque, bem como planejar e executar obras e serviços de implantação, manutenção, estrutura e preservação ambiental da área; promover a captação de recursos; firmar acordos e convênio de cooperação técnica e/ou financeira para o desenvolvimento de pesquisas, estudos, projetos; entre outras atividades.

A matéria foi rejeitada com sete votos contrários e sete favoráveis. Apesar do empate, por ter quórum de maioria absoluta, seriam necessários oito votos favoráveis para aprovação.

Votaram contrário os vereadores: Doró da Saúde (PSD), Gustavo Prandini (PTB), Marquinho Dornelas (PDT), Dr. Presunto (PDT), Rael Alves (PSDB), Tonhão (Cidadania) e Vanderlei Miranda (PL). Foram favoráveis ao projeto os parlamentares: Belmar Diniz (PT), Bruno Cabeção (Avante), Gustavo Maciel (Podemos), Leles Pontes (PR), Pastor Lieberth (União), Revetrie Teixeira (MDB) e Thiago Titó (PDT).

Os parlamentares contrários à matéria justificaram o voto destacando que há uma preocupação com o meio ambiente. No lugar da criação da Fundação, eles defenderam a estruturação da Secretaria de Meio Ambiente, proporcionando condições efetivas de atuação e autonomia, para que além do Parque do Areão outros problemas ambientais no município fossem resolvidos.

Por sua vez, os vereadores favoráveis ao projeto, destacaram que a Secretaria não dispõe de condições para resolver todos os problemas. Eles ressaltaram que a criação da Fundação garante a continuidade, pelas administrações futuras, das melhorias e dos trabalhos desenvolvidos no Parque. Além disso, eles lembraram que projetos semelhantes funcionam em outras cidades e que a população monlevadense anseia por um espaço de lazer. O vereador Tiago Titó ainda destacou que com a criação da Fundação o município poderia receber o ICMS Ecológico para ser investido na área ambiental.

Prefeito, Vice e Assessor de Governo visitam a Câmara

Antes do início da primeira reunião, o prefeito Dr. Laércio Ribeiro, o vice-prefeito Fabrício Lopes e o assessor de governo, Gentil Bicalho, se reuniram com os vereadores. Dr. Laércio lembrou que a visita ocorre todo início de semestre. Na oportunidade eles agradeceram a parceria, o respeito e o bom relacionamento com o Legislativo. “Queremos continuar mantendo o respeito entre as instituições. Será um ano de muito trabalho, com muitas ações na cidade. Vamos também atender os inúmeros pedidos dos vereadores. Desejamos sucesso nos trabalhos de cada um”.