Março terá palestras e atendimento às mulheres vítimas de violência nos Cras

Mês de março terá palestras, oficinas e atendimento às mulheres vítimas de violência nos Cras

As atividades fazem parte do programa Itabira Delas, com programação durante todo mês

Acom/PMI

Com o objetivo de criar um espaço seguro de debate e inclusão, a Prefeitura de Itabira e o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cream) prepararam uma programação dedicada às mulheres, com foco em acolhimento e diálogo, durante o mês de março.

As atividades fazem parte do programa Itabira Delas e acontecerão nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), abertas à comunidade e com entrada gratuita. Serão oferecidas oficinas de autocuidado e palestras sobre temas relacionados à equidade de gênero. As atividades serão ministradas tanto pelas Promotoras Legais Populares (PLP’s) quanto pela equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município.

De acordo com a coordenadora do Cream, Amanda Oliveira, a programação tem como ponto central compreender que as mulheres têm voz. “Precisamos construir espaços para que mulheres sejam escutadas. A ideia do Circuito Itabira Delas nasce para demarcar o compromisso do Cream de ir até as mulheres, quais sejam seus territórios”, reforça Amanda.

Em todos os Cras, seguindo o cronograma abaixo, serão realizados atendimentos individuais às mulheres vítimas de violência.

Confira a programação:

03/03 – 14h às 16h – CRAS Pedreira

06/03 – 14h às 16h – CRAS Barreiro – Condomínio Residencial Barreiro

07/03 – 14h às 16h – CRAS Santa Ruth

09/03 – 09h às 11h – CRAS Gabiroba

10/03 – 09h às 11h – CRAS Jardim das Oliveiras

13/03 – 09h às 11h – Ipoema – Museu do Tropeiro

17/03 – 09h às 11h – CRAS Central

20/03 – 09h às 11h – Centro de Tradições de Senhora do Carmo

8 de março

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Prefeitura realizará o “I Encontro Municipal de Promoção à Igualdade de Gênero: violência contra a mulher é um problema de todos!”. O evento será no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), a partir das 7h30. A entrada é gratuita, porém é necessário se inscrever pelo formulário online. As vagas são limitadas.

O encontro é uma oportunidade de conversar sobre o direito das mulheres, diferentes tipos de violência e propor políticas públicas para a equidade de gênero no município, considerando todas as particularidades das mulheres. Na oportunidade, estarão presentes a psicóloga do Centro Risoleta Neves de Atendimento às Mulheres – CERNA, Ângela Maria Silva de Souza, e as PPL’s Eva Gonzaga, Maria de Conceição Leite Andrade e Camila Vieira Rocha, além de autoridades locais.

Amanda Oliveira afirma que o I Encontro de Promoção a Igualdade de Gênero será realizado para lembrar a cidade de que precisamos ter profissionais e equipamentos públicos capacitados para escutar todas as mulheres.

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher

Ainda na tarde do dia 8 de março, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) promoverá uma roda de conversa com a participação da Polícia Militar e de representantes do Cream. A atividade será a partir das 13h, no Auditório do Centro Universitário UNA com a presença dos conselheiros. Para esse momento, não é necessário se inscrever.