Polícia Militar lança ‘Operação de Proteção Escolar’ em Minas Gerais

Na manhã desta segunda-feira, 10 de abril, em todo o Estado de Minas Gerais a Polícia Militar deu início à Operação de Proteção Escolar- Atena, que trata-se de uma ação estratégica e integrada que busca garantir a segurança e o bem-estar da comunidade escolar, prevenindo a violência e promovendo a cultura de paz.

O nome “Atena” foi escolhido por representar a sabedoria, a estratégia e a proteção, que são características da deusa grega, considerada a patrona das artes, da ciência e da filosofia e que protegia os estudantes e as escolas na Grécia Antiga.

Infelizmente, os últimos anos foram marcados por uma série de ataques violentos em escolas brasileiras, e a violência nas escolas tem sido uma preocupação constante no país. Os impactos desses episódios geram um clima de medo e insegurança nas escolas e na sociedade em geral.

A Polícia Militar de Minas Gerais vêm desempenhando um papel fundamental na prevenção da violência no ambiente escolar. Em muitos casos, a presença da PM nas escolas é um fator dissuasório para potenciais agressores, que se sentem inibidos pela presença da autoridade policial. Neste sentido a PMMG desenvolverá ações e operações para a manutenção da paz e resgate do bem estar e sensação de segurança de toda comunidade em especial as que se encontram no ambiente escolar.

Para tanto haverá um aumento do policiamento preventivo e ostensivo nas imediações das escolas além de visitas comunitárias, palestras, workshops e outras atividades para conscientizar alunos, professores e pais/responsáveis sobre a importância da segurança escolar. Essas ações contarão com a participação de outros órgãos públicos e instituições como as Secretarias Municipais de Educação e Superintendências de Ensino, Conselho Tutelar, Ministério Público, entre outros, para fortalecer as ações de proteção escolar haverá também o fortalecimento da Rede de Escolas Protegidas.

 

Matéria relacionada

Operação da PM vai fortalecer a proteção nas escolas mineiras