Operação Cascavel mira tráfico interestadual de drogas

Fotos: Divulgação/PCMG

Operação Cascavel mira tráfico interestadual de drogas

Fotos: Divulgação/PCMG

Foi deflagrada, na manhã desta quarta-feira (10/5), no estado do Paraná, a operação Cascavel, ação coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e com participação da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), para desarticulação de um grupo criminoso especializado no tráfico interestadual de drogas.

Ao todo, foram cumpridos sete mandados de prisão temporária, sete de busca e apreensão e dois de sequestro de veículos, nas cidades paranaenses de Maringá, Cascavel, Campo Mourão, Marialva e Cianorte. A Justiça também determinou o bloqueio de mais de R$ 1 milhão em bens e valores dos investigados. Durante as buscas, ainda foram apreendidas armas, munições, dinheiro, porções de drogas, celulares e balança de precisão.

A ação é resultado das investigações desencadeadas após a apreensão de mais de 300 quilos de maconha realizada pelo Gaeco, pela PCMG e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no final do ano passado. Dados de inteligência policial indicam que a organização criminosa foi responsável pela remessa de milhares de quilos de maconha e cocaína para Minas Gerais.

O delegado Marcus Vinícius Lobo Leite Vieira, que coordena as investigações, explica que o grupo utilizava rota que dificultava a fiscalização policial, bem como realizava o transporte das substâncias entorpecentes em carros de luxo e adulterados (clone), que vinham escoltados, com o fim de dificultar a ação das forças de segurança pública. “Além disso, o líder da organização criminosa, que possui histórico criminal de tráfico de drogas, contava com apoio da companheira e de grandes fornecedores de drogas, sediados em região de fronteira do Brasil, para realizar a traficância em larga escala”, complementa.

A operação Cascavel contou com o empenho também da PRF e da Polícia Civil do Paraná (PCPR), tendo a participação de um promotor de Justiça, um delegado de polícia, nove investigadores, duas técnicas assistentes da PCMG, além de 16 policiais rodoviários federais e 20 policiais civis paranaenses.

Veja também

Operação conjunta entre PMMG e PMESP prende foragido da Justiça

Polícia Militar apreende drogas no bairro Bela Vista

Polícia Civil prende 15 pessoas em Operação do GAECO

Incêndio em presídio de Caratinga deixa um morto e vários feridos