PCMG deflagra operação Herodes em Mateus Leme

Foto: Divulgação/PCMG

PCMG deflagra operação Herodes em Mateus Leme

Na manhã desta terça-feira (23/5), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG deflagrou em Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a operação Herodes, com apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). A ação policial teve o objetivo de reprimir crimes violentos, como homicídios, decorrentes do tráfico de drogas na localidade e retomar a sensação de segurança para a população. Foram presas 11 pessoas, sendo três em flagrante, e cumpridos outros 12 mandados de busca e apreensão.

Foto: Divulgação/PCMG

De acordo com o delegado Diego Nolasco, responsável pelas investigações, os homicídios investigados em quatro inquéritos pela Polícia Civil revelam a natureza cruel das atividades do tráfico de entorpecentes. “As vítimas eram pessoas comuns da sociedade, que foram assassinadas por atos de vingança e atrocidade, representando um verdadeiro tribunal do crime”, comentou.

Dentre os homicídios cometidos, destaca-se o de um homem, de 49 anos, no dia 26 de janeiro deste ano. A vítima, portando uma garrafa de bebida, cortou o rosto de um gerente do tráfico de drogas em um bar após uma discussão. Passado um tempo, os traficantes deslocaram até a residência da vítima e a mataram mediante atos de tortura, chegando inclusive a retirar alguns dentes dela durante a execução do crime.

Durante as buscas, as equipes recolheram drogas diversas, com destaque para a apreensão de expressiva quantidade de crack, além de rádios comunicadores, celulares e dinheiro. As investigações que culminaram na operação decorrem da apuração de homicídios executados com requintes de crueldade e motivados pela disputa do tráfico local. Três homens foragidos da ação policial continuam sendo procurados pela polícia.

Foram empenhados na ação 80 policiais civis com efetivo de 28 viaturas e apoio da Coordenação Aerotática (CAT) e do Canil da PCMG.

Após os procedimentos de polícia judiciária, os presos foram encaminhados ao sistema prisional.

Veja também

Polícia Civil prende homem que arrancou orelha de enteado

PCMG prende homem por comércio ilegal de arma de fogo