Tudo pronto: Futebol Amador começa no dia 2 de julho

Tudo pronto: Futebol Amador começa no dia 2 de julho

A Liga Itabirana de Futebol Amador – Lifa reuniu no final da tarde desta quinta-feira (22/6) os presidentes de clubes de Itabira e região para informar detalhes da abertura do campeonato de futebol deste ano. Durante a reunião, os dirigentes e atletas demonstraram alívio, já que estavam ansiosos com o anúncio da data.

O presidente Ricardo de Freitas, na abertura, explicou: “Não há atraso na abertura, já que não anunciamos nenhuma data para início da competição. Fomos prudentes em anunciar, somente quando tivemos a certeza do convênio com a Prefeitura, apoiadora do evento por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. As negociações com a prefeitura e trâmites com a papelada duraram cerca de três meses e finalmente chegamos em um acordo. O campeonato começa dia 2 de julho e contará com seis categorias, todas homenageando pessoas ligadas ao nosso Amador: Cinquentão (Harcy Lage), Feminino (Maria dos Prazeres), Distrital (a definir), Máster (Zé Lôro), Sub-20 (Olintão) e Principal (Flaviano Querubim)”.

Sobre a expectativa, Ricardo salientou: “Em 2022 tivemos um excelente campeonato, afinal, foram bons jogos, público presente nos estádios e o nível das partidas foi acima dos últimos campeonatos. Tivemos ainda a dificuldade dos anos sem o evento graças a pandemia e pela não realização da própria Lifa em outra gestão. Tudo isso fez com que vários clubes perdessem seus jogadores, o que dificultou muito. Agora em 2023, tivemos oportunidades para corrigir algumas falhas e acreditamos que será um dos maiores da história de nossa cidade”.

Novidades
Uma das novidades será a categoria feminino, já que nunca houve na história da Lifa essa disputa e era um desejo das atletas deste esporte. Outro destaque será a arbitragem.

O diretor Silvio Andrade destacou: “Tivemos muitas reclamações no ano passado sobre a arbitragem. Para corrigir, realizamos um curso de reciclagem e muitos árbitros não participaram. Fizemos contatos, convidamos para reuniões e ainda assim, poucos árbitros compareceram. Diante disso, resolvemos usar a mesma fórmula vitoriosa do ano passado, na final do campeonato: convidar árbitros “de fora”. Portanto, durante o campeonato, as disputas das categorias serão apitadas por árbitros experientes, nenhum de Itabira, trazendo mais tranquilidade e imparcialidade.

Cinquentão
A primeira categoria a ser disputada será o Cinquentão. Tendo o Santa Ruth como último campeão em 2018, a categoria é considerada a mais “elegante”, já que reúne atletas acima de 50 anos de idade, permitido apenas o goleiro com 35 anos ou mais. Seis agremiações irão disputar; muitas não conseguiram regularizar a documentação ou não têm atletas para compor os times. As disputas serão “todos contra todos”, classificando quatro que disputarão semifinal e final. As datas dos jogos, na primeira fase, serão 2, 9, 16, 23 e 30 de julho. A semifinal em 6 de agosto e final no dia 13. José Eustáquio, responsável técnico pelo campeonato realizou o sorteio da chave única e explicou os detalhes da competição. O presidente Ricardo de Freitas disse que a Lifa irá informar semanalmente mais detalhes do campeonato, inclusive da categoria Cinquentão:

Rodadas

1ª rodada – 02/07
Santa Maria x Grêmio
União x Vila Nova
River x Santa Ruth

2ª rodada – 09/07
River x União
Santa Ruth x Grêmio
Vila Nova x Santa Maria

3ª rodada – 16/07
União x Santa Ruth

Santa Maria x River

Grêmio x Vila nova

4ª rodada – 23/07

Santa Ruth x Vila Nova

River x Grêmio
União x Santa Maria

5ª rodada – 30/07

Vila Nova – River

Santa Maria x Santa Ruth

Grêmio x União