Procon se reúne com Mercantil para tratar do aumento das reclamações

Procon se reúne com Banco Mercantil para tratar do aumento de reclamações

Foto: Divulgação/MPMG

Na quinta-feira, 23 de junho, o Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Instituto de Defesa Coletiva e a Defensoria Pública Estadual realizaram reunião com o Banco Mercantil para tratar do aumento das reclamações de consumidores relacionadas a supostas fraudes praticadas pelos funcionários da instituição financeira, conhecidos como “Posso Ajudar”.

De acordo com o Procon-MG, promotor de Justiça Glauber Tatagiba, é crescente o número de denúncias sobre a contratação e/ou renovação de contratos de crédito consignado ou empréstimo pessoal, sem o prévio consentimento dos consumidores. Na grande maioria dos casos, segundo ele, o procedimento se deu no terminal de autoatendimento do Banco Mercantil com ajuda de um funcionário da equipe “Posso Ajudar”.

Tatagiba explica que a obrigação de garantir a voluntariedade dos consumidores nas operações de contratação e/ou renovação de empréstimo está prevista em acordo firmado com o banco em Ação Civil Coletiva. “É preciso que o Banco Mercantil cumpra essa exigência”, afirma.

O promotor de Justiça esclarece que o encontro, realizado na sede do Procon-MG, em Belo Horizonte, foi uma reunião preliminar para que a instituição financeira monitore a situação. “Se houver mais reclamações, será instaurado procedimento para apurar as supostas irregularidades e cobrar o acordado na Ação Civil Pública”, comenta Tatagiba.

Fonte: MPMG

Veja também

Com atuação do MPMG, Estado recolhe R$5,8 milhões em multas criminais