Polícia Civil prende um dos atuais líderes do tráfico em Itabira

A Polícia Civil de Itabira prendeu em Belo Horizonte um dos atuais líderes do tráfico na cidade itabirana, diz o Delegado Helton Cota Lopes.

O delegado relata que nesta terça-feira, 04/07/23, a Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia Regional de Itabira, efetuou o cumprimento de um mandado de prisão preventiva expedido em desfavor de um indivíduo de alta periculosidade (21 anos de idade), umas das principais lideranças atuais do tráfico de drogas em Itabira, e mandante de diversos homicídios.

Após diligências investigativas, apurou-se que o investigado estava escondido em um endereço localizado no município de Ribeirão das Neves, local onde o mesmo foi encontrado, nesta data, por equipes de Policiais Civis lotados na Delegacia Regional de Itabira e na Patrulha Metropolitana Unificada de Apoio (PUMA).

O indivíduo possui em seu desfavor dois mandados de prisão em aberto: o primeiro, em razão da fuga do presídio de Nova Era no dia 27/12/22, local onde se encontrava recolhido após ter sido preso pelo envolvimento no tráfico de drogas em Itabira. O segundo, pela participação no ataque ocorrido no dia 11 de abril do corrente ano, na entrada do Bairro Nova Vista, oportunidade em que a vítima um homem de 55 anos, foi morta com três disparos de arma de fogo, e outras cinco pessoas foram atingidas, e, sobreviveram após socorridas.

No dia deste ataque, o veículo, que havia sido furtado em data anterior, chegou à entrada do bairro Nova Vista em alta velocidade, ocasião em que os autores saíram pelas janelas e, gritando “mata todo mundo”, efetuaram 33 disparos de arma de fogo (calibres 9 mm e 380), atingindo as pessoas aleatoriamente que passavam pela rua.

Helton Cota disse ainda que elementos trazidos aos autos demonstraram também que o ataque foi uma retaliação ao homicídio de um homem de 32 anos, ocorrido no Bairro Pedreira, na data de 03/03/23, atribuído a criminosos do Bairro Nova Vista. Durante o Inquérito Policial instaurado para apurar este fato, verificou-se que o autor invadiu uma festa de aniversário para executar um indivíduo envolvido com a criminalidade, porém atingiu outras sete pessoas que estavam no local, ocasionando o óbito de uma delas. Este fato foi apurado pela Delegacia Regional de Itabira, e o autor preso durante a Operação “Ares”, deflagrada no dia 30/03/23.

O autor ainda é investigado por ter participado de pelo menos outros quatro homicídios consumados em Itabira nos últimos anos, incluindo o duplo homicídio ocorrido no interior do Pronto Socorro Municipal de Itabira no dia 17 de janeiro de 2022. Com a localização do autor, as investigações deverão ser encerradas nos próximos meses, finaizou Lopes.

O investigado foi conduzido ao Sistema Prisional, local onde permanecerá à disposição da Justiça.