Senac: dicas para fugir dos problemas respiratórios no inverno

Foto: Getty Images/Divulgação Senac

Docente do Senac dá dicas para fugir dos problemas respiratórios no inverno

A instrutora do curso de Técnico em Enfermagem traz dicas de como lidar com os problemas respiratórios na época de frio

Com a chegada do inverno, é comum presenciarmos um aumento nas doenças respiratórias, incluindo a famosa “tosse chata”. O clima frio e seco cria um ambiente propício para a disseminação de vírus, devido à alta concentração de poluentes no ar. Isso faz com que haja uma redução dos mecanismos de defesa do organismo, o que provoca o surgimento de doenças respiratórias. O ar frio também é um problema, pois irrita as vias aéreas e acarreta mais sintomas alérgicos, como falta de ar e coriza.

Foto: Getty Images/Divulgação Senac

No próprio ambiente de trabalho, escolas, e locais de aglomeração, as pessoas estão suscetíveis a pegar doenças altamente contagiosas devido à proximidade umas das outras. A gripe é uma delas, cujos sintomas incluem febre, dor de garganta, coriza, dores no corpo e tosse persistente. Também temos o resfriado, que é menos severo do que a gripe, mas pode causar sintomas semelhantes, como nariz entupido, espirros, tosse leve e dor de garganta. Além dessas, doenças como sinusite, rinite, crises de asma e bronquite aumentam consideravelmente nessa época.

Nívea Alves da Silva, docente do curso Técnico em Enfermagem do Senac em Governador Valadares, dá dicas sobre como prevenir essas doenças respiratórias. Confira:

  • Evite o contato com pessoas gripadas ou com resfriados, pois essas doenças são adquiridas pelo ar;
  • Mantenha a respiração sempre pelo nariz e não pela boca, pois as narinas têm a função de filtrar o ar e aquecê-lo;
  • Lençóis, edredons e roupas devem ser expostos ao sol e lavados sempre que necessário;
  • A alimentação deve ser balanceada com sopas e caldos ricos em verduras e legumes. As frutas são essenciais, principalmente aquelas que contêm vitamina C, como a laranja, a acerola e o morango. Elas ajudam a prevenir gripes e resfriados.
  • Beba bastante água para se manter hidratado(a);
  • Evite fumar ou se expor a ambientes com poeira ou fumaça;
  • Mantenha o ambiente arejado e evite locais fechados;
  • Lave sempre bem as mãos com água e sabão após o contato com pessoas com síndrome gripal;
  • Use máscara em ambientes fechados com pessoas com sintomas gripais.

Sobre o Senac Minas 

Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade. O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 40 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.

O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.