O programa Desenrola Brasil, lançado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), começa nesta segunda-feira (17/05) com a extinção automática de dívidas de pessoas físicas com bancos de até R$ 100.
A projeção é que 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas com este perdão e possam voltar a pegar empréstimos ou alugar imóveis. Elas ficarão com o nome limpo desde que não tenham outras dívidas. O Desenrola também vai permitir que a população com renda mensal de R$ 2.640 a R$ 20 mil, a chamada Faixa 2, renegocie dívidas bancárias de qualquer valor contraídas até 30 de dezembro de 2022.
O débito poderá ser parcelado em até 12 vezes. Em troca, o governo federal vai reconhecer antecipadamente créditos tributários dos bancos, o que permitirá que as instituições ofereçam mais crédito aos seus clientes. De acordo com o governo, essa etapa do Desenrola Brasil pode beneficiar 30 milhões de pessoas e renegociar R$ 50 bilhões em dívidas. Os interessados devem acessar a plataforma Gov.br.
“Nós vamos assumir a responsabilidade de tentar negociar com os bancos, negociar com as empresas para que as pessoas possam sair do Serasa, limpar o nome e voltarem a ser cidadãos e cidadãs de respeito, podendo consumir. Não tem nada mais gostoso do que um cidadão saber que não está devendo”, disse Lula em entrevista à Record na quinta-feira (13).
Terceira etapa
A última fase do Desenrola Brasil ocorrerá em setembro. O público alvo, chamado de Faixa 1, serão os devedores com renda de até dois salários (R$ 2.640) ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com dívidas de até R$ 5 mil.
Seu Nome limpo: Desenrola limpará o nome de 1,5 milhão de pessoas






