LIFA: Tribunal de Justiça Desportiva inicia julgamentos

A Liga Itabirana de Futebol Amador realizou na tarde da quarta-feira (19), a primeira sessão de julgamento referente a processos de ações de 2022 e que não chegaram a ser julgados.

O Tribunal de Justiça Desportiva, composto por advogados da 52ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, foi o responsável pela condução dos trabalhos.

Ricardo de Freitas, presidente da Liga, disse estar satisfeito com a realização da primeira sessão. “Um feito, uma vitória muito grande da nossa gestão frente à Lifa. Ano passado tivemos muitos problemas na montagem e tentativa de manter o Tribunal, mas infelizmente, os membros não mantiveram a agenda e os clubes reclamaram muito e não tiro a razão deles. Hoje a realidade é outra”.

Já Silvio Andrade, secretário-geral, destacou a seriedade com que foram conduzidos os trabalhos: “Confesso que fiquei emocionado ao ver a sessão. Advogados comprometidos com a causa e com pleno conhecimento daquilo que estavam julgando. O fato de não conhecer os jogadores, não serem “boleiros”, torna o julgamento isento de qualquer parcialidade. Foi um grande momento para a Lifa e só tenho a agradecer aos profissionais da nossa OAB de Itabira”. A presidente do Tribunal, Dra. Patrícia de Freitas Vieira falou sobre a experiência: “A gente conseguiu dar andamentos aos processos que estavam parados desde o ano passado, do último campeonato.

Foi uma sessão tranquila onde compareceram as partes e advogados para a defesa de seus atletas e clubes. Destaco os procuradores com suas manifestações respeitosas, tudo em um clima agradável. Criamos uma dinâmica de maneira que os julgamentos não irão demorar a acontecerem. Diante desta dinâmica, acordada com a Lifa, procuradores e auditores, creio que no máximo em duas semanas as eventuais infrações estejam apuradas e julgadas, não trazendo nenhuma ansiedade aos atletas. Estamos confiantes que tudo dará certo, prova disso, foi a primeira sessão realizada”.

O caso que mereceu destaque foi o julgamento do atleta Waldelon Rodrigues Morais, do Santa Maria Esporte Clube, por agressão ao árbitro Ronaldo Fernandes de Lima, em 20 de novembro, na partida contra o Ivipa, jogo válido pela categoria Principal do Campeonato Itabirano. O jogo teve repercussão na região e o julgamento era esperado com expectativa pelo público. Foi designado relator o Dr. Rogério Perry. Após a leitura do processo, houve a defesa do acusado, alegando que não agrediu o árbitro.

O relator proferiu voto opinando pela aplicação de pena de 11 partidas e 160 dias de punição, que por unanimidade foi acompanhado pelos demais auditores. A defesa recorreu pelo efeito suspensivo, sendo também, por unanimidade, indeferido.

Além da Dr. Patrícia de Freitas Vieira, presidente do Tribunal, participaram da sessão como procurador, Dr. Gabriel Nascimento Santos e os auditores Dr. Rogério Pierry Vieira e Dra. Crizian KeilaDias Martins.

Fonte: LIFA