Comunidade de Barão pode treinar ações de emergência em barragens

Moradores e visitantes de Barão de Cocais poderão treinar ações de segurança em caso de emergência envolvendo barragens.

Simulado, que será realizado no dia 28/9 pela Defesa Civil e a Vale, é um direito da população previsto em lei

A comunidade de Barão de Cocais poderá participar de um treinamento sobre os procedimentos de segurança em caso de emergência envolvendo barragens. A Defesa Civil Municipal realizará, com apoio da Vale, no dia 28 de setembro, quinta-feira, às 15 horas, o simulado prático de emergência com a população que mora ou transita nas proximidades das barragens Sul Superior, Sul Inferior e da Estrutura de Contenção a Jusante (ECJ).

A atividade tem como objetivo reforçar a cultura de prevenção e orientar os moradores que vivem nesta área, além de visitantes, órgãos públicos e empregados da empresa sobre como agir em uma suposta situação real de emergência.

A participação no simulado é facultativa e é um direito da população, previsto em lei, além de uma oportunidade para que a comunidade conheça as medidas de segurança, bem como para que os representantes dos órgãos públicos avaliem e identifiquem se a sinalização e o sistema de alerta estão operando corretamente. A ação é preventiva e está inserida no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). A Vale reitera que não houve alteração na condição de segurança das barragens de Barão de Cocais.

Como o simulado acontece?

No horário do exercício, haverá o toque real de sirenes – antes é emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado. Ao ouvir o alerta sonoro, os participantes deverão seguir as placas de rotas de fuga e se dirigir ao ponto de encontro mais próximo, que são os locais seguros e protegidos de risco.
A atividade é aberta a todos que desejem participar do treinamento. Considerando que a Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens Sul Superior e Sul Inferior está evacuada, o exercício será especialmente recomendado para as pessoas que residem ou circulam no local conhecido como Vila do Gongo (área à frente da ECJ).

A Zona de Autossalvamento (ZAS) é a região em que se considera não haver tempo suficiente para uma intervenção das autoridades competentes em emergência envolvendo barragem de mineração. Ela é definida pela maior das seguintes distâncias: 10 km ou a extensão que corresponda ao tempo de chegada da onda de inundação – ou seja, caminho pelo qual o conteúdo da barragem seguiria em caso de rompimento – igual a trinta minutos.

Interdição de vias

Para garantir a segurança da população durante o simulado, haverá interdição temporária do trânsito de veículos nos seguintes locais:

. P1 – Posto de Controle Copasa;
. P2 – Posto de Controle Vila do Gongo;
. P3 e P4 – Postos de Controle – Acesso às comunidades Cruz dos Peixotos e André do Mato Dentro;
. Portaria e ombreira direita da ECJ e Portaria principal da Mina Gongo Soco;
. Via do Minério;
. Acesso MR Mineração.

Prevenção e monitoramento

Com objetivo de desenvolver e fortalecer a cultura de prevenção nas comunidades onde atua, a Vale tem equipes dedicadas a fazer a gestão de emergências junto às pessoas e em apoio à Defesa Civil e órgãos competentes. Para isso são realizados, periodicamente, treinamentos e exercícios simulados para preparar a população em caso de eventuais emergências com barragens, além de testes rotineiros dos equipamentos de alerta. O foco prioritário é a segurança das pessoas, o cuidado com o meio ambiente e a redução de riscos.

As principais barragens da Vale são monitoradas 24 horas por dia e 07 dias por semana pelos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMGs) da empresa, além de receberem inspeções regulares de equipes internas e externas, que agem prontamente quando são necessárias ações preventivas ou corretivas.

Mais informações sobre as iniciativas para aumentar a segurança das barragens e reforçar a cultura de prevenção nas comunidades podem ser conferidas na mais recente edição do Balanço Vale+, relatório sobre a atuação econômica, social e ambiental da empresa no Estado de Minas Gerais. Acesse aqui.

Fonte: Vale S.A.