Igreja São Geraldo, em Santa Bárbara, é reaberta após reforma

Divulgação/Vale

Igreja São Geraldo, em André do Mato Dentro, é reaberta após passar por reforma completa

A iniciativa, desenvolvida pela Vale, atende a um pedido da comunidade e busca contribuir para o desenvolvimento social e cultural da região.

Os fiéis que vivem na região de Barão de Cocais e Santa Bárbara terão mais um ótimo motivo para visitar o povoado de André do Mato Dentro, no município de Santa Bárbara. A tradicional Igreja de São Geraldo, que compõe o patrimônio histórico e religioso da comunidade, acaba de receber uma reforma completa e teve suas portas abertas ao público.

Divulgação/Vale

A iniciativa, executada pela Vale, faz parte do Plano de Relacionamento com Comunidade da empresa, que busca promover o desenvolvimento social e cultural das regiões onde tem atuação. A reforma da igreja foi um pedido da própria população, que indicou a preservação do patrimônio durante o Diagnóstico Social Participativo com os moradores da região.

Para a intervenção restaurativa na igreja, a Vale firmou parceria com o Instituto Joaquim Artes e Ofícios, especializado em conservação e restauro do patrimônio cultural. Além disso, contou com o envolvimento e a participação da Associação Comunitária de André do Mato Dentro e Arredores; da Paróquia Santo Antônio; da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Santa Bárbara; e do Conselho Municipal de Patrimônio.

Foi realizado o projeto paisagístico do espaço, além de instalação de forro no teto, pintura, revisão da parte elétrica e hidráulica, construção de biodigestor e criação de uma copa. Também foram realizadas reformas do sanitário na sacristia, da área de depósito e disponibilização de armários para guarda de materiais.

Compensação e Desenvolvimento

Com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento e bem-estar nas comunidades onde atua, a Vale não tem medido esforços no sentido de reparar e compensar os transtornos causados na região de Barão de Cocais. Enquanto os trabalhos para eliminação da barragem Sul Superior avançam, ações que buscam promover melhorias e transformações duradouras para o território são realizadas em paralelo.

Em agosto, a empresa firmou, em audiência de conciliação no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, acordo no valor de R$ 527 milhões para ações de reparação das comunidades impactadas pelas evacuações que ocorreram em 2019, buscando a segurança da população, após o aumento de nível de emergência da barragem Sul Superior, da Mina Gongo Soco. O acordo assinado reforça o compromisso da Vale em reparar as comunidades impactadas, mantendo-se aberta ao diálogo e à escuta ativa junto à população.

Veja também

Sentença determina aplicação da lei Mar de Lama Nunca Mais, garantindo reassentamento em Conceição do Mato Dentro

Mariana: Fundo aporta US$ 552 milhões em escritório que aciona BHP e Vale