Saae: aumento de consumo de água pode causar desabastecimento

AL

Onda de calor: aumento de consumo de água pode causar desabastecimento

Temperaturas elevadas e alto consumo podem levar a intermitências no abastecimento em Itabira

AL

O aumento do consumo de água durante a onda de calor tem impactado o sistema de abastecimento em todo o estado, inclusive em Itabira. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) tem monitorado o cenário e equipes operacionais da autarquia fazem manobras para garantir o abastecimento de todas as regiões. No entanto, o Saae faz um apelo à população que utilize água com racionalidade, evitando desperdícios.

Mesmo com as estações funcionando em sua capacidade máxima, em função do alto consumo, em algumas regiões, o reservatório esvazia mais rápido que a de outras, causando desequilíbrio no sistema.

“Estamos produzindo e entregando água em grandes proporções. Mas, além do alto consumo, devido à onda de calor, identificamos que há também desperdícios. Com isso, a água acaba não chegando para quem mora na parte alta da cidade ou locais mais distantes”, alerta o diretor operacional do Saae de Itabira, Dione Magela, que alerta para a necessidade de consumo consciente.

Praticar o consumo consciente de água não significa deixar de usar o recurso, mas sim repensar as suas formas de uso da água. Evitar desperdícios, reduzir o consumo sempre que possível, reaproveitar a água gerada pela máquina de lavar roupas, não utilizar mangueiras para lavar carros e passeios, são algumas atitudes que podem ser tomadas para ter um consumo consciente da água.

Quem precisar comunicar falta de água deve acionar o Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae. O serviço é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp, pelo número (31) 3839-1330.

Veja também

NEA confirma parecer do Saae e atesta que água da Pureza não oferece riscos