São Gonçalo do Rio Abaixo, AMIG e IBRAM assinam protocolo de intenções para fomentar a diversificação econômica
Em uma ação conjunta em todo o país, poder público e iniciativas privadas se unem para ampliar as possibilidades de investimentos nos municípios, diversificar a economia e reduzir a dependência da mineração. Com este propósito, São Gonçalo do Rio Abaixo assinou na terça, 14, o protocolo de intenções com o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e a Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG). As instituições atuarão de maneira conjunta na dinâmica de fortalecimento da economia local. A assinatura do termo com a prefeitura ocorreu na sede da AMIG, em Belo Horizonte.

De acordo com o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho), a adesão ao convênio é mais uma frente de atuação do município para ampliar as possibilidades de investimentos na cidade. “Estamos criando e requalificando as políticas públicas de desenvolvimento econômico, já em andamento, para oferecermos um ambiente ainda mais atrativo para novos negócios e, assim, reduzir a dependência da mineração”, afirma.
A prefeitura já atua em parceria com o Instituto de Estudos Pró-Cidadania (PRÓ-CITTÀ) desde julho deste ano, quando a gestão municipal aderiu ao protocolo. Atualmente, a fase é de diagnósticos. Esse momento prevê, entre outras ações, a criação de novos critérios para a instalação de empresas na cidade, além de programas que irão oferecer incentivo financeiro para a inserção de jovens e de cidadãos, sem qualificação profissional, no mercado de trabalho local. O Programa de Diversificação Econômica de São Gonçalo do Rio Abaixo deverá ser lançado em março de 2024.
Veja também
Cras de São Gonçalo celebra 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa
NEA confirma parecer do Saae e atesta que água da Pureza não oferece riscos