Pilotos de moto encaram desafio na Arábia Saudita

Equipe Monster Energy Honda está pronta para acelerar no Rally Dakar 2024 - Crédito: HRC

Pilotos de moto encaram desafio na Arábia Saudita

Equipe Monster Energy Honda encara Rally Dakar 2024 na Arábia Saudita

Com as novas motocicletas Honda CRF 450 RALLY, time é representado por seis pilotos e inicia o desafio no prólogo desta sexta-feira (5/1).

A equipe Monster Energy Honda está pronta para acelerar no Rally Dakar 2024, que abre a temporada do Campeonato Mundial da modalidade. Com as novas motocicletas Honda CRF 450 RALLY, o time inicia a 46ª edição da prova nesta sexta-feira (5/1), no prólogo de 28 quilômetros na região de Alula, na Arábia Saudita.

Equipe Monster Energy Honda está pronta para acelerar no Rally Dakar 2024 – Crédito: HRC

Atual detentora do título do Campeonato Mundial de Construtores da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), a Monster Energy Honda conta com seis pilotos no Rally Dakar 2024. São eles: Ricky Brabec, vencedor de 2020, único piloto norte-americano a conquistar a taça; o chileno Jose Ignacio Cornejo; Skyler Howes, também dos Estados Unidos, contratado pela equipe em setembro, após o terceiro lugar de 2023; o espanhol Tosha Schareina; o chileno Pablo Quintanilla (vice-campeão em 2020 e 2022); e o francês Adrien Van Beveren.

Este será o quinto Rally Dakar sediado na Arábia Saudita. De acordo com a organização do evento, o percurso de 2024 terá 60% de trechos inéditos. O desafio total soma 12 etapas, além de um dia de descanso. A chegada está programada para 19 de janeiro, em Yanbu, após mais de 7.900 quilômetros percorridos – cerca de 4.770 deles de especiais (trechos cronometrados).

A Honda quer ampliar a galeria de títulos no Rally Dakar. A primeira vitória da marca japonesa foi em 1982, pelas mãos do francês Cyril Neveu, que voltou a vencer a prova em 1986 e 1987. Nos dois anos seguintes, com a sempre dominante motocicleta NXR 750, Edi Orioli e Gilles Lalay foram campeões, quando o desafio ainda era chamado de Rally Paris-Dakar. Ricky Brabec fez história em 2020 e Kevin Benavides conquistou a segunda vitória consecutiva para a Honda em 2021.

Em 2024, o Rally Dakar promete trazer ainda mais dificuldades aos competidores e máquinas. Além do longo percurso e de etapas disputadas no formato maratona, nas quais os pilotos não poderão contar com auxílio mecânico externo, será colocado em prática o inédito “48h Chrono”. O desafio terá como plano de fundo o lendário deserto Empty Quarter e os participantes serão direcionados a acampamentos espalhados pela sexta etapa, de acordo com o tempo de cada um, sem ter qualquer comunicação externa nem a presença de suas equipes de apoio.

Ruben Faria (Gerente geral da equipe Monster Energy Honda Team) – “O Rally Dakar 2024 será realmente difícil, pois o que David Castera (Diretor do Rally Dakar) fez foi tornar as etapas mais longas e difíceis do que as de 2023. Ele introduziu novas ideias, incluindo o desafio “48h Chrono” no meio de uma etapa de 600 quilômetros, sem dúvidas será muito difícil. Os pilotos testaram a nova Honda CRF 450 RALLY e gostaram muito da experiência. Estou feliz que os nossos pilotos estejam em boa forma, sem lesões, numa nova moto que acreditamos que terá um bom desempenho”.

Pablo Quintanilla #7 – “Esta edição é especial porque será o meu 12º Rally Dakar. Estou supermotivado para largar e sinto que estou muito bem e forte, isso é importante para a corrida. Como sempre farei o meu melhor, com o objetivo de vencer. Farei tudo para conseguir isso, pois o mais importante quando se termina um rally é sentir que entregou 100% para lutar pela vitória”.

Ricky Brabec #9 – “Estou ansioso por esta edição do Rally Dakar. Teremos pedras e vamos rodar um pouco mais no deserto aberto, o que é bom, pois sinto que é o meu ponto forte na moto. Serão 12 longos dias com muitas novidades, como o desafio “48h Chrono”, novos locais e o fator desconhecido do clima, que também influencia. Quero chegar ao final deste Dakar, que é o meu nono, e estou torcendo por um bom resultado”.

Skyler Howes #10 – “Estou muito entusiasmado com o Rally Dakar 2024, o percurso parece divertido com alguns novos desafios. Olhando para as diferenças de terreno, com mais pedras, parece que este ano será muito exigente fisicamente, o que é bom para mim. Prefiro fazer um rally como este, que torna as coisas mais desafiadoras na navegação. Sinto que estou concentrado e confiante, por isso estou empolgado para ver o que este Dakar pode trazer com a nova moto”.

José Ignacio Cornejo #11 – “Realizei bons treinos e provas com a equipe, por isso estou feliz com a moto e bastante animado para 2024. A minha preparação para o Rally Dakar foi semelhante aos anos anteriores, estou pronto física e mentalmente para este difícil desafio”.

Adrien Van Beveren #42 – “Competimos no Campeonato Mundial, mas o Rally Dakar é aquele que todos querem vencer – e esse também é o meu sonho. A minha vida está centrada nisso, então estou muito feliz por estar aqui para mais uma chance de buscar a vitória. A nova Honda CRF 450 RALLY é incrível, mal posso esperar para começar”.

Tosha Schareina #68 – “É muito emocionante porque é o meu terceiro Rally Dakar e o primeiro com a equipe Monster Energy Honda. Sabemos que será um rally difícil, mas é o ano que estou melhor preparado em termos de navegação e treinos com a motocicleta. Isso me deu confiança extra para enfrentar o Rally Dakar de maneira adequada”.