Prefeitura e Lifa definem estratégias para o futebol amador

Fotos: Acom/PMI (Divulgação)

Prefeitura e Lifa definem estratégias para o futebol amador em 2024

Fotos: Acom/PMI (Divulgação)

A prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ), realizou nesta sexta (5), uma reunião com os dirigentes dos clubes de futebol amador. O encontro serviu para um balanço das atividades realizadas em 2023 e ainda, apresentar ações que estão sendo planejadas para 2024.

Estiveram presentes a secretária Municipal de Esporte, Lazer e Juventude,  Natália Lacerda, os dirigentes da Lifa, Ricardo de Freitas e Silvio Andrade, dirigentes das agremiações de futebol amador e equipe de coordenação do projeto “Em Cada Campo Uma Escolinha”.

Natália Lacerda apresentou os resultados, em especial nos campos de futebol dos clubes. “Foi um ano atípico, já que recebemos os campos em situação difícil, alguns em estado crítico. A falta de manutenção devido à pandemia, não possibilitou a realização de atividades esportivas, em especial o futebol”.

Ainda de acordo com a secretária municipal, a inatividade nos campos fez com que muitos não recebessem o tratamento adequado. “A Secretaria de Esportes, por ordem do nosso prefeito Marco Antônio Lage, entrou em ação imediata, inicialmente, fazendo o nivelamento com a técnica do Top Dressing (areação), em seguida veio a compactação, fertilização e irrigação”, disse a responsável pela SMELJ.

Os clubes que participam do projeto “Em Cada Campo Uma Escolinha” tiveram um olhar mais atento, já que o projeto envolve cerca de 650 crianças. Novas redes nas traves e manutenções específicas também foram realizadas.

Ações aumentam em 2024

Legenda: Foto – Natália Lacerda (sec. Esporte e Lazer), Wesley Maciel e Filipe Dias (SMLJ)

Prosseguindo com as ações de 2023, será iniciado, ainda neste mês, um aprimoramento na readequação dos gramados: “Iremos aplicar a mesma técnica usada no campo do Valério Esporte Clube. A Federação Mineira de Futebol é extremamente exigente quanto à qualidade dos gramados em suas competições. O Valério utilizou a técnica de oxigenação em seu gramado, ou seja, a descompactação do campo com uma máquina de furação. Desta forma ocorre a oxigenação do gramado, melhorando a qualidade da grama e possibilitando uma melhor drenagem”, explicou Natália Lacerda.

Este procedimento é importante para os clubes, já que irão ter campos melhores, com qualidade, não apenas para as disputas oficiais do campeonato, mas como fonte de renda, já que eles alugam o espaço para atividades recreativas, trazendo receita para o custeio da instituição.

Campeonato de Futebol Amador

Também foi destacada a parceria entre o Município e a Liga Itabirana de Futebol Amador, parceria esta que tem trazido resultados satisfatórios desde a Copa Luiz Miranda, em 2021.

Os campeonatos de 2022 e 2023 também foram de excelente nível e com uma participação popular incrível. A parceria da Prefeitura tende a continuar em 2024. Este ano com o desafio de manter as seis categorias (Sub-20, Máster, Cinquentão, Feminino, Principal e Distrital) e ainda,  alavancar os jogadores de base. As escolinhas do projeto Em Cada Campo Uma Escolinha serão de grande ajuda  neste processo.

O presidente da Lifa, Ricardo de Freitas, mostrou-se empolgado com as ações da Secretaria Municipal. “Confesso que na primeira reunião que tivemos com a Natália, ainda em 2021, percebi que ali estava sendo o início de uma parceria saudável. Continuar com as ações que cuidam dos gramados dos campos demonstra não apenas o interesse do executivo em colaborar com os clubes, mas também a preocupação em cuidar das nossas crianças, com um ambiente perfeito para as atividades do projeto Em Cada Campo Uma Escolinha”, afirmou Ricardo de Freitas.