Eleição na LIFA terá chapa única

Fotos: LIFA/Divulgação

Eleição na LIFA terá chapa única

A Liga Itabirana de Futebol Amador – Lifa publicou no último sábado (13) o edital de convocação para as eleições da entidade. Realizada a cada 4 anos, as eleições são para eleger o presidente e seu vice, e os seis conselheiros fiscais, titulares e suplentes. Apenas uma chapa se inscreveu: a do atual presidente Ricardo de Freitas Rosa.

Fotos: LIFA/Divulgação

O presidente alegou a aceitação do trabalho pelos dirigentes frente à Lifa: “Infelizmente foram dois anos sem nenhuma atividade na Lifa, já que tão logo tomamos posse, veio a pandemia. A realização da Copa Luiz Miranda no final de 2021 foi o início de verdade do nosso mandato e de lá para cá, além da copa realizamos dois campeonatos, sendo o último com seis categorias, inclusive com a estreia do Feminino”, disse.

O presidente citou, o que ele acredita, ser os motivos para a chapa única: “Foram importantes conquistas para os clubes. Em parceria com a prefeitura conseguimos o nivelamento com a técnica do Top Dressing (areação), junto com a compactação, fertilização e irrigação dos campos”.

O presidente avisa que este ano a manutenção irá continuar usando uma técnica utilizada pelo Valério Esporte Clube por exigência de qualidade dos campos pela Federação Mineira de Futebol. A técnica de oxigenação em alguns gramados, ou seja, a descompactação do campo com uma máquina de furação. Desta forma ocorre a oxigenação, melhorando a qualidade da grama e possibilitando uma melhor drenagem.

Ricardo também destacou a cessão de produtos para higienização dos uniformes e dos vestiários como sabão em pó, amaciante, sabão em barra; entrega de centenas de bolas, uniformes, marcação de linhas no campo e até transportes por meio de ônibus e vans para os jogos em Santa Maria de Itabira. “Tudo isso com certeza fez com que não houvesse interesse na formação de mais chapas, já que recebemos pedidos de dirigentes para que continuássemos à frente da Liga. Confesso que fiquei feliz com o reconhecimento das pessoas e agradeço em especial ao público que prestigiou as competições, em todas as suas categorias”.

O presidente destacou que, sendo reeleito, novas ideias virão, inclusive a possibilidade de novas categorias. Falando já como reeleito, Ricardo disse que pretende trocar “algumas peças na diretoria”, já que os outros nomes são nomeados por ele. Silvio Andrade, atual secretário geral, deve ser o próximo tesoureiro da entidade. Tonny Morais continua como Diretor de Comunicação e o diretor de patrimônio José Antônio Dorré, é o vice na chapa única.

A eleição

Os filiados em condição de voto, estão sendo convocados para a Assembleia Geral Eletiva, no dia 27 de janeiro de 2024, sábado, na sede da entidade para eleição válida para o quadriênio 2024/2028. A Assembleia Geral Eletiva terá início às 10 horas, em primeira convocação, havendo quórum, ou às 10:30 horas, em segunda convocação, com qualquer número de filiados presentes, com início da votação imediatamente após a instalação da Assembleia Geral Eletiva e término da votação às 12 horas. Como é chapa única, o estatuto prevê a eleição por aclamação.