Bicho da Gente acolhe animais sob cuidados de pessoas em situação de rua

Galeria (fotos): Eric Bezerra/MPMG)

Bicho da Gente acolhe animais que estão sob os cuidados de pessoas em situação de rua

Projeto conta uma van médica itinerante que garante aos animais o suporte para exames médicos, vacinações, banho e tosa. Os animais são atendidos por veterinários e voluntários capacitados e recebem os cuidados necessários.

Galeria (fotos): Eric Bezerra/MPMG)

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) promoveu nessa terça-feira, 30 de janeiro, o lançamento do Projeto Bicho da Gente que visa atender e dar suporte a animais que estão sob os cuidados de pessoas em situação de rua em Belo Horizonte. O projeto é uma parceria do MPMG com o Instituto Arbo, a organização Moradores de Rua e Seus Cães e Projeto Semente. O projeto idealizado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), por meio da Coordenadoria de Defesa dos Animais (Ceda), conta uma van médica itinerante que garante aos animais o suporte para exames médicos, vacinações, banho e tosa. Os animais são atendidos por veterinários e voluntários capacitados e recebem os cuidados necessários.

bicho da gente noticia 8.jpg

O coordenador do Caoma, promotor de Justiça Carlos Eduardo Ferreira, destaca que o projeto surge como uma extensão do projeto Meio Ambiente Acolhe, na intenção de trazer a visibilidade para seres tão importantes como os animais das pessoas em situação de rua., “Devido à invisibilidade que sofrem pela sociedade, as pessoas em situação de rua têm nesses animais seus únicos e fiéis amigos. Garantir a dignidade da pessoa humana e efetivação de seus direitos, tornam-se deveres que permeiam também a dignidade animal, visto que a população em situação de rua enfrenta diversas dificuldades, sendo agravadas quando tutelam animais”.

bicho da gente noticia 2.jpg

A coordenadora da Ceda, promotora de Justiça Luciana Imaculada, trouxe a preocupação da instituição com as pessoas em situação de rua, seus afetos e seus núcleos de família multiespécies. Luciana enalteceu também os aprendizados de amor e companheirismo passados por essas famílias que vivem em situação de rua.

bicho da gente noticia 1.jpg

O presidente da ONG Moradores De Rua e Seus Cães, Thiago Dester, disse que “cuidar dos animais em situação de rua é cuidar também da saúde mental de seus tutores. Uma vez que estes companheiros garantem a companhia e amor incondicional aos seus respectivos donos”.

Primeiro atendimento
O lançamento do projeto contou com a participação de vários tutores e respectivos animais. A cadela Suzy foi a primeira a receber os atendimentos da van. Eles participaram de toda a cerimônia.

bicho da gente noticia 7.jpg

A veterinária voluntária, Mariana Ferreira, diz que a atuação da van itinerante se estende também ao atendimento clínico para casos mais graves, com o encaminhamento dos animais para clínicas veterinárias parceiras. “Nos casos de doenças, complicações médicas ou emergências. Já em casos envolvendo denúncias de maus tratos a ONG conta com o apoio policial para apurar as demandas”, destaca.

O projeto inicial tem perspectiva de atuação de dez meses, estimando cerca de mil atendimentos, que são realizados duas vezes na semana, às terças e quintas, recebendo cerca de dez animais por dia.

Agenda de atendimentos
A atuação da van itinerante teve início nessa terça-feira, passando por diversas regionais da cidade, seguindo a agenda disponível aqui.

Veja aqui o projeto na íntegra.

Fonte: MPMG