“Esquadrão” da Prefeitura percorre o Pedreira em Dia D contra a Dengue

Fotos: Acom/PMI

Esquadrão” da Prefeitura de Itabira percorre o Pedreira em Dia D contra a Dengue

Mutirão de limpeza acontecerá das 8h às 12h, com a participação de diversas secretarias e entidades parceiras

Fotos: Acom/PMI

Com o objetivo de conscientizar a população, reforçar as medidas de prevenção contra o Aedes aegypti e recolher material inservível nas residências, a Prefeitura de Itabira promove, neste sábado (24), das 8h às 12h, o Dia D Contra a Dengue. A ação encorpa a agenda do “Esquadrão”, uma equipe organizada pelas secretarias municipais de Saúde (SMS), Desenvolvimento Urbano (SMDU), Assistência Social (SMAS), Obras (SMOTT)/ Transita, Itaurb e Saae, que, neste fim de semana, conta com o apoio da Gerência Regional de Saúde (GRS/MG), Conselho Municipal de Saúde e das empresas Vale, Quantum e Insight.

Cerca de 200 pessoas, entre Agentes de Combate a Endemias (ACE), servidores municipais, funcionários da Itaurb e voluntários da Vale participam da força-tarefa. Para o recolhimento do lixo e objetos inutilizados que possam acumular água, a equipe utilizará dois caminhões traçados, dois caminhões toco, duas retroescavadeiras, uma pá carregadeira e duas caminhonetes, além de três caminhões 3×4, dois caminhões caçamba e duas retroescavadeiras.

“Convocamos toda a população do Pedreira para retirar seu lixo e colocar na calçada para que seja recolhido pelas equipes”, solicitou o prefeito Marco Antônio Lage. A secretária Municipal de Saúde, Fabiana Machado, reforçou: “Contamos com toda a comunidade do Pedreira para fazermos uma grande ação de conscientização e combate à dengue no município”.

Esta é mais uma das diversas ações que a Prefeitura de Itabira realiza no combate à dengue no município. Desde o início de janeiro até o momento, a gestão municipal já realizou mutirões nos bairros Pedreira, Santa Ruth, Fênix, Gabiroba, Vila Amélia, Bela Vista e Praia. Os mutirões continuam acontecendo em todos os bairros, de acordo com o mapa de calor da dengue, até que o cenário epidemiológico esteja mais seguro.

Unidades abertas

Além do “Esquadrão”, a SMS seguirá mantendo Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas nos fins de semana para atender, exclusivamente, usuários com sintomas da dengue. Neste sábado (24) e domingo (25), a população poderá procurar as seguintes UBS: Praia II/ Juca Rosa, Areão/ Amazonas, Gabiroba de Cima I e II, Água Fresca/ Juca Batista e João XXIII/ Machado. O horário de atendimento é das 7h às 16h.

Entenda o passo a passo do “Esquadrão” do Dia D Contra a Dengue:

– Mobilização da população desde quinta-feira (22/02) com carro de som e divulgação nas rádios;

– Agentes de endemias iniciaram nesta sexta-feira (23/02) a fiscalização das casas e orientação aos moradores;

– Recolhimento do entulho e bota-fora dos moradores, no sábado (24/02).

Relembre algumas medidas realizadas até o momento:

– Teste rápido para detecção da dengue em pessoas sintomáticas em todas as UBS;

– Contratação emergencial de empresa específica para executar os mutirões de limpeza;

– Notificação e autuação de proprietários de lotes e terrenos para providenciar a limpeza;

– UBV veicular (fumacê) será executado no início de março. O procedimento é controlado e realizado pelo Governo do Estado;

– 108 agentes de endemias atuando na cidade;

– Ambulatório exclusivo para pacientes de dengue;

– Instalação de contêineres de apoio no Pronto Socorro;

– UBS funcionando sábado e domingo;

– Blitz educativa na avenida João Pinheiro e Feira Livre;

– Disque-dengue para denunciar áreas com focos do mosquito: 3839-2600/2643/ 97315-0017 (segunda a sexta, das 7 às 17 horas).

Veja também

Depois do sucesso em 2023, circuito radical “Kmon Ride” retorna à Ipoema

11 óbitos investigados por Dengue em Itabira e mais de 13 mil notificados

Minas Gerais recebe primeiras doses de vacina contra a dengue

Defesa Civil de São Gonçalo realiza ações de combate ao Aedes aegypti