Páscoa: diferenciar o empreendimento pode alavancar as vendas 

Foto: Jennifer Burk/Unsplash - Divulgação Senac

Saber como diferenciar seu empreendimento de Páscoa pode alavancar as vendas 

Docente do Senac dá dicas de como atrair mais clientes na data comemorativa 

Foto: Jennifer Burk/Unsplash – Divulgação Senac

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes para o varejo e pelo quinto ano seguido registrará aumento de vendas, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A instituição prevê que as cifras da área devem alcançar R$ 3,44 bilhões em todo o país, um crescimento de 4,5% em relação ao ano passado. Minas Gerais é o segundo estado com maior aumento, cerca de 7,2%.

Muitas pessoas são atraídas pela oportunidade de empreender no período e para a especialista em empreendedorismo e negócios, Scheilla de Freitas, docente do Senac, para conquistar mais clientes, é necessário investir em diferenciais. 

“Busque e mostre um diferencial competitivo da sua marca, ou seja, algo que você ofereça nos seus produtos e/ou serviços agregados, que a concorrência não oferece. Para saber o que a concorrência oferece faça pesquisas de mercado. O diferencial pode estar na área de produção, procedimentos de higiene e limpeza da sua cozinha. Ou na entrega, de quem é esta despesa, se você oferece frete grátis em compras maiores. Porém, as regras não podem variar de cliente para cliente, para não gerar insatisfação.”

Foto: Junior REIS/Unsplash – Divulgação Senac

A especialista indica buscar parcerias com um serviço de entregas de confiança, para ter certeza de que os produtos não chegarão danificados. Já para o atendimento, ela lista dicas práticas que podem fazer a diferença:

  • Ofereça um atendimento de altíssima qualidade em cada contato com clientes, seja por mensagem escrita, áudios ou ligações. Tenha em mente que cada contato pode ser uma possibilidade de venda;
  • O cansaço pode bater, mas pare, respire fundo e atenda como se fosse seu melhor comprador. Isso poderá aumentar consideravelmente a possibilidade de converter esses orçamentos em vendas;
  • Em áudios e ligações, se atente ao seu tom de voz, aos barulhos do ambiente que você está naquele momento;
  • Escute o seu potencial cliente e entenda a necessidade dele. Não se apresse na venda, para não frustrar o contato com produtos que não fazem sentido naquele momento.

Crie ações para fidelização

Scheilla de Freitas dá dicas para os empreendedores que já queiram iniciar a próxima data comemorativa ou mesmo a Páscoa do ano seguinte com uma base de clientes conquistada. Para isso, ações de pós-venda são essenciais.

“Saia na frente da concorrência! Envie para todos que adquirirem seus produtos de Páscoa já os artigos que serão produzidos para o Dia dos Namorados, por exemplo. Crie um texto padrão e envie para todos que receberam naquele dia os seus produtos, para fazer um pós-venda e verificar se chegou em perfeitas condições. Ainda, crie uma pesquisa de satisfação para identificar se o cliente ficou contente com a qualidade do produto e se pode te apontar pontos de melhoria. Dessa forma, você já aumenta as chances de fidelizar com sucesso”, finaliza Scheilla de Freitas.