Itabira: Primeiro mutirão do ano tem castração e microchipagem

Fotos: Filipe Augusto - Divulgação/Acom PMI

Primeiro mutirão do ano em Itabira resulta na castração e microchipagem de 847 animais

Termo de Ajustamento de Conduta estabelece a castração anual de 800 bichos. A ação também aconteceu nos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo

Fotos: Filipe Augusto – Divulgação/Acom PMI

Entre os dias 9 e 20 de março, a Prefeitura de Itabira realizou o primeiro mutirão de castração do ano, com resultado impressionante: 847 animais, entre cães e gatos, foram esterilizados e microchipados. Além disso, os distritos de Ipoema e Senhora do Carmo também foram beneficiados com os procedimentos, atendendo 69 e 148 animais, respectivamente.

O diretor de Controle de Zoonoses, Gustavo Cardoso Pinho, explicou que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) estipula a castração anual de 800 animais, uma meta que foi superada já na primeira ação do ano. “Esta primeira ação do ano teve um resultado muito positivo”, destacou Pinho.

A castração, um procedimento cirúrgico realizado com anestesia geral, visa impedir a reprodução descontrolada dos animais. Além de contribuir para o controle populacional, a castração traz inúmeros benefícios para a saúde dos animais e é um serviço oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde.

Desde o início do programa, em janeiro de 2021, um número expressivo de cães e gatos já foram castrados. O castramóvel, utilizado para os procedimentos, tem capacidade para realizar de 120 a 150 cirurgias por dia.

Esse esforço contínuo demonstra o compromisso das autoridades locais em promover o bem-estar animal e garantir uma convivência harmoniosa entre os animais e a comunidade. A previsão é de que o segundo mutirão de castração do ano aconteça em novembro.

Veja também

Manutenção na rede de água interrompe o trânsito no Centro

Dengue: Final de semana de mutirão; Policlínica com atendimento exclusivo

Casos de Dengue em Itabira passam de 25 mil