Violência contra a mulher: MPMG participa de ação na ALMG

Fotos: MPMG

MPMG participa de ação da ALMG voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) esteve presente no evento “Encontros com a Procuradoria da Mulher”, realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nessa segunda-feira, 13 de maio. A ação que tem como objetivo disseminar informações sobre políticas públicas e programas voltados para a equidade de gênero e para o enfrentamento da violência contra a mulher.

Fotos: MPMG

O coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber), promotor de Justiça Mauro Ellovitch, foi o primeiro expositor. Em sua fala, sobre o combate à exploração infantil e ao estupro virtual, reforçou a necessidade da implementação de medidas de proteção e defesa da criança e do adolescente.

 

“Mesmo que a geração atual tenha nascido imersa no ambiente digital, os jovens ainda não dispõem de experiência e maturidade para lidar com as ameaças on-line, o que os faz suscetíveis à violência cibernética. Veem isso como uma realidade distante e acreditam que suas atitudes não vão trazer consequências nem riscos para o mundo real”.  Mauro Ellovitch enfatizou ainda a importância da colaboração entre as instituições governamentais, a sociedade civil e a comunidade em geral para combater tais desafios cibernéticos.

combate_abuso_sexual_infantil_NOTICIA_DSC_6573.jpg

O encontro foi finalizado com a palestra da procuradora e criminóloga Jerusa Drummond sobre relacionamentos abusivos. A convidada é fundadora do projeto “Chore em Movimento”, que oferece aconselhamento a vítimas de relacionamentos abusivos, e do podcast Jerusa Defende, que trata de questões emocionais e jurídicas que envolvem situações de violência doméstica.

A Procuradoria da Mulher da ALMG foi criada em 2021 como parte de uma estratégia de fortalecimento da atuação política das deputadas e de atendimento de demandas relativas à discriminação e à violência contra a mulher. Além de atividades na capital, este ano a Procuradoria já realizou encontros em Sarzedo, Ibirité e Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Fonte: MPMG