Casa das Artes recebe curso de cerâmica em argila

Fomentar o turismo como fonte de receita e diversificação econômica da cidade é uma importante meta da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Sendo assim, a Casa das Artes recebe esta semana o curso de Cerâmica em Argila em parceria com a Emater e Senar.

De acordo com os organizadores, o artesanato de identidade local é de suma importância para aprimoramento da história e resgate da memória afetiva, além de impulsionar o desenvolvimento turístico e valorização da cultura histórica.

O objetivo do curso é capacitar os artesãos da Associação Casa do Artesão para o projeto “Suvenir – artigos de identidade local”, com a finalidade de promover o turismo. Uma proposta do Plano de Desenvolvimento Turístico do município, iniciativa da Prefeitura com a assessoria do Sebrae e Add Tur.

Segundo a presidente da Associação Casa do Artesão, Joana D’arc Souza, o curso vem para ensinar a arte para algumas pessoas e aprimorar para outras, além de despertar os integrantes da associação para produtos que possam representar a cidade e assim, introduzir São Gonçalo em circuitos turísticos como o Circuito do Ouro.

Pratos, jarros, centros de mesa e outros materiais a base de argila foram confeccionados pelas alunas sob orientação da instrutora, Cláudia Silveira, há 29 anos difundindo o artesanato no sistema Faemg. As alunas também terão a experiência de queimar as peças em forno caseiro que será confeccionado pela instrutora na área da Associação de Assistência Social de São Gonçalo (Aasgra).