Com apenas 11 anos, a atleta Novaerense, Júlia Emiliano Silva dos Santos tem se destacado no cenário do Jiu-jitsu regional, conquistando títulos e mostrado um talento nato para esta modalidade. No último domingo, 18 de agosto, ela conquistou seu primeiro cinturão, no Desafio Bravos de jiu-jitsu, em Belo Horizonte. Com apenas 1 ano e meio de jiu-jitsu, ela já participou de 11 campeonatos, sagrando-se campeã em 8 destes, além de duas medalhas de prata, um bronze e agora também um cinturão.
Atleta da academia Origens Bjj, é treinada pelo professor Carlos Henrique de Oliveira Bueno, conhecido como Cacá. Além do Desafio Bravos, que competiu neste final de semana, Júlia já participou de importantes campeonatos regionais como Copa Vale do Aço de jiu-jitsu, Copa Leste Minas de Jiu-jitsu, III Open Vale do Aço, Copa Leão Dourado e o BJJ Storm, uma das maiores competições de Minas Gerais. Neste último, teve a honra de ser graduada por seu metre no pódio do evento, tornando-se uma atleta de faixa amarela.
Júlia conheceu o jiu-jitsu através do tio Demétrius Emiliano, que também pratica e é faixa marrom. Ele a levou para assistir alguns treinos e ao fazer aulas experimentais, rapidamente se apaixonou pelo esporte e desde então, tem se dedicado ao máximo a evoluir e crescer. “No começo todos achavam que era apenas uma brincadeira. Até que com apenas 2 meses de treino participei da minha primeira competição com a torcida dos meus pais, Patrícia Emiliano e Júlio César dos Santos e familiares. Ali, minha mãe conta que percebeu que eu realmente levaria o jiu-jitsu a sério e se tornaria muito mais que apenas uma modalidade esportiva para mim. Desde então, eles seguem comigo me apoiando em tudo. E agora estou imensamente feliz com conquista deste cinturão”, conta Júlia Emiliano.
Hoje, a atleta participa de competições mensalmente e já acumula patrocinadores Novaerenses que a apoiam neste sonho. Para 2025, a atleta pretende participar de grandes competições como o Brasileiro de Jiu-jitsu e o Sul-americano. Para isso, conta com uma rotina de muita disciplina de treinos na academia, acompanhamento nutricional, suplementação, e em épocas de competição, os treinos na Origem BJJ são intensificados diariamente. “O professor Carlos nos apoia muito e consegue extrair de nós o melhor para evoluir. Com isso, estamos conquistando cada vez mais vitórias”.
Júlia, que hoje está no 6º ano do Ensino Fundamental, alia os estudos, cursos e os compromissos com os treinos. Ela conta que os ensinamentos do jiu-jitsu como respeito, honra socialização, equilíbrio mental, raciocínio, dentre outros, servem para a vida e a ajuda nos desafios do dia-dia. “O meu foco é a conquista de grandes títulos nacionais e até mundiais. Estou trabalhando duro para isso, levando o nome da cidade para fora e fazendo o que mais amo: o jiu-jitsu”.