ALMG homenageia o Mercado Central pelos seus 95 anos

Foto: Guilherme Dardanhan/ALMG

ALMG homenageia o Mercado Central pelos seus 95 anos

Espaço surgiu da ideia do prefeito Cristiano Machado de reunir em um só local todos os feirantes, centralizando o abastecimento da população de BH.

Os 95 anos do Mercado Central de Belo Horizonte serão celebrados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na segunda-feira (9/9/24), a partir das 19 horas, em Reunião Especial de Plenário. A homenagem foi solicitada pelo deputado Zé Guilherme (PP) e apoiada por outros 33 parlamentares.

Fundado em 7 de setembro de 1929, o Mercado Central surgiu da ideia do prefeito Cristiano Machado de reunir em um só local todos os feirantes, centralizando o abastecimento da população.

Foto: Guilherme Dardanhan/ALMG

Os alimentos eram vendidos em barracas de madeira, em 14 mil m² de terreno descoberto. Para evitar o fechamento do mercado em 1964, os comerciantes criaram uma cooperativa e compraram o imóvel da Prefeitura. Uma das exigências para a venda foi a cobertura total do galpão.

Assim, como associação privada, ao longo dos anos o Mercado Central se estruturou e se consolidou como ponto de encontro dos mineiros não só para o comércio de produtos alimentícios, como também de artesanato, da gastronomia local e de tudo o que representa a cultura do Estado, tornando-se um dos principais pontos turísticos de Belo Horizonte.

Atualmente, o mercado conta com mais de 400 lojas e recebe ao menos 15 milhões de pessoas durante o ano – em média, 32 mil visitantes por dia.

Naming rights

A partir de sábado (7), o espaço passa a se chamar Mercado Central KTO, com a venda do chamado naming rights (direitos de nome) para uma plataforma de apostas, em uma ação inédita no setor.