MPMG entrega oito viaturas ao 6º Batalhão dos Bombeiros de Valadares

Fotos: MPMG

MPMG realiza entrega de oito viaturas para o 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Governador Valadares

Veículos foram adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor e serão utilizados para vistorias de prevenção contra incêndio e pânico em 124 municípios da região. Solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares.

Fotos: MPMG

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou, nesta segunda-feira, 30 de setembro, a entrega de oito viaturas ao 6º Batalhão de Bombeiros Militar, de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Os veículos, que serão utilizados para vistorias de prevenção contra incêndio e pânico em 124 municípios da região, foram adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (FEPDC) do MPMG.

 

A solenidade ocorreu no auditório da 8ª Região Integrada de Segurança Pública (8ª Risp) e contou com a presença de diversas autoridades, de integrantes do MPMG, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e de representantes da sociedade civil.

Entrega_viaturas_NOTICIA05.png

De acordo com o coordenador regional de Defesa do Consumidor de Governador Valadares, promotor de Justiça Randal Bianchini Marins, a demanda por novas viaturas foi apresentada pelo Corpo de Bombeiros ao MPMG. “Sentamos para conversar e verificamos as dificuldades enfrentadas pela corporação no trabalho de fiscalização dos três vales: do Rio Doce, do Mucuri e do Jequitinhonha. Apresentamos, então, um projeto ao FEPDC e tivemos todo o apoio da presidente do Fundo, procuradora Thaís de Oliveira Leite, e do coordenador do Procon-MG, promotor Glauber Tatagiba”, contou.

Entrega_viaturas_NOTICIA01.png

Randal informou também que as viaturas, adquiridas pelo valor de quase R$ 3 milhões, serão usadas nas vistorias para emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) – documento que atesta se as medidas de prevenção e combate a incêndio e pânico foram corretamente executadas na edificação ou no espaço destinado ao uso coletivo.

Recentemente, segundo o promotor, o trabalho conjunto realizado pelo MPMG e pelo Corpo de Bombeiros possibilitou a regularização de um espaço importante para a população valadarense: o Mercado Municipal. “Ele já foi, inclusive, interditado pelo Corpo de Bombeiros, e nós conseguimos, dialogando com a associação do Mercado, a obtenção do AVCB. Infelizmente, as pessoas esquecem de necessidade desse documento”, observou.

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, ressaltou, durante a solenidade, que a entrega das novas viaturas demonstra a união do MPMG e do Corpo de Bombeiros. Reforçou, também, o papel do MP na proteção dos direitos do consumidor e o compromisso da instituição de devolver para a sociedade os recursos provenientes de indenizações e multas. “O MP tem papel fundamental na proteção dos direitos dos consumidores e sua atuação tem caráter pedagógico e repressivo. A instituição busca sempre as melhores formas de aplicar os recursos do Fundo, transformando o problema em solução”, pontuou.

De acordo com Jarbas, fortalecer o Corpo de Bombeiros é proteger a vida. “Os bombeiros desempenham papel fundamental no dia a dia da população e em grandes tragédias, como as que ocorreram em Mariana e Brumadinho”.

A presidente do FEPDC, Thaís de Oliveira Leite, também chamou a atenção para a importância de se agir preventivamente e para a boa destinação dos recursos. “O dinheiro, sem uma destinação útil, não serve para nada”, observou.

Entrega_viaturas_NOTICIA02.png

Otimização do trabalho 

Por sua vez, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Erlon Dias do Nascimento, enalteceu o relacionamento que tem sido construído entre o MPMG e o Corpo de Bombeiros, especialmente no que diz respeito ao aprimoramento do aparato logístico, viabilizado pela utilização dos fundos mantidos e gerenciados pelo MP. “Hoje nós temos um sistema informatizado que analisa todos os projetos de forma digital. Só que a gente tem que ir até os estabelecimentos para confirmar o que está no sistema. Com as novas viaturas, mais apropriadas e equipadas, melhoraremos esse trabalho e o retorno dado à sociedade”, avaliou.

Entrega_viaturas_NOTICIA03.png

O comandante do 5º Comando Operacional de Bombeiros, coronel BM Adriano Marcos Miranda, também destacou a importância dos investimentos na área de prevenção e falou da expectativa de aumento do número de edifícios públicos e privados regularizados na região. “Temos um ciclo hoje, da parte administrativa, de fiscalizar e de implementar as medidas de segurança contra incêndio e pânico. E no final desse ciclo, muitos empreendedores não procuram se regularizar, colocando em risco a segurança da população. Essa parceria com o MP vem nos ajudar a promover as audiências com as empresas e a acelerar os processos de regularização”, comemorou.

Integraram a mesa de honra da solenidade: o deputado estadual Enes Cândido; o prefeito de Governador Valadares, André Merlo; o corregedor-geral Adjunto do MPMG, Mauro Flávio Ferreira Brandão; o sub-ouvidor do MPMG, promotor de Justiça Rolando Carabolante; o procurador-geral de Justiça Adjunto Institucional, Carlos André Mariani Bittencourt; a presidente do FEPDC do MPMG, procuradora de Justiça Thaís de Oliveira Leite; o coordenador regional de Defesa do Consumidor de Governador Valadares, promotor de Justiça Randal Bianchini Marins; a presidente da Associação Mineira do Ministério Público de Minas Gerais, promotora de Justiça Larissa Rodrigues Amaral; o comandante do 6º Batalhão Bombeiro Militar, tenente-coronel BM Luciano Barbosa de Souza; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Erlon Dias do Nascimento.

Homenagem 

Após a cerimônia, no auditório do MPMG, os promotores de Justiça aposentados Fábio Tavares Ribeiro e Lourdes Guerrero da Rosa foram homenageados, em razão dos relevantes serviços prestados à instituição e ao povo mineiro.

Homenagem_NOTICIA.png

Durante a solenidade, foi ressaltada a dedicação dos promotores quando estiveram à frente da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos), regional Vale do Rio Doce.

Eles receberam placas de homenagem de integrantes da instituição e também das mãos do presidente da Associação de Catadores de Resíduos Sólidos Reciclando Hoje para um Futuro Melhor (Ascarf), Keila Alves, e do cacique Baiara Pataxó, líder da aldeia Geru Tucunã.

No início da tarde, o procurador-geral de Justiça e outros membros da Administração Superior do MPMG se reuniram com promotores de Justiça da região, com o objetivo de discutir assuntos institucionais.

Nova Regional do Procon-MG

A resolução que criou a Coordenadoria Regional de Defesa do Consumidor (CRDC) de Governador Valadares foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público de Minas Gerais em 24 de setembro. Com a nova distribuição territorial, o número de regionais no estado passou de 11 para 12. O promotor de Justiça Randal Bianchini Marins assumiu a função de coordenador do órgão.

Veja também

Preso influencer digital suspeito de exploração de jogos de azar

Polícia Civil combate narcotráfico em Patos de Minas

Pneu cai da carroceria de carreta na 381

Encerramento do 19º Enats é marcado pela criação da Ceave