Sirene de rompimento de barragem dispara e apavora população

A Sirene dos sistema de emergência de rompimento de barragens de Córrego do Sítio (CDS) II, da AngloGold Ashanti, na região de Santa Bárbara e Barão de Cocais, indevidamente foi acionado nesta terça-feira (29/10), e deixou os moradores em pânico.

A população do distrito de Brumal, em Santa Bárbara, saíram correndo, eram moradores, alunos de escola e trabalhadores que passaram correndo seguindo o plano de evacuação de emergência, e entrando em desespero com o risco eminente de rompimento da barragem.

Diversos vídeos que circulam pelas redes sociais mostram as pessoas em desespero e crianças chorando e sem muito entender o que acontecia, já os adultos tentavam acalma-las e também entender o que estava acontecendo.

As viaturas da Polícia Militar e ambulâncias de resgate foram acionadas para a região para dar suporte aos moradores.

Num comunicado a AngloGold Ashanti pediu “desculpas aos moradores da região” e disse que estava entrando em contato com lideranças comunitárias e órgãos públicos competentes, além de avaliar o motivo do acionamento indevido.

“Reforçamos que as barragens estão seguras e estáveis”, diz parte da nota. A empresa também disponibilizou o telefone do canal de atendimento para dúvidas e reclamações: 0800 72 71 500.