Utilidade pública: com exceção dos serviços essenciais, repartições municipais estarão fechadas nesta quarta-feira (20). As atividades retornam na quinta-feira (21/11).
As repartições da Prefeitura de Itabira estarão fechadas nesta quarta-feira, 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, como previsto na Portaria nº 270 de 2023. No entanto, os serviços essenciais de urgência e emergência estarão mantidos, com atendimento 24 horas. Todas as atividades retornam de forma habitual na quinta-feira (21/11).
As escolas da rede municipal não terão aulas. As farmácias municipais e postos de saúde não terão expediente. No entanto, os serviços de urgência e emergência permanecerão com atendimento 24 horas, como é o caso do Pronto-Socorro Municipal de Itabira (PSMI), do Pronto-Socorro Odontológico (PSO), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC).
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) trabalhará sob plantão: as solicitações de serviços referentes ao abastecimento de água e rede de esgoto poderão ser feitas normalmente pelo telefone 115. A ligação é gratuita. Outra opção é entrar em contato pelo Whatsapp da autarquia (3839-1330).
Os serviços de coleta orgânica e reciclável também serão mantidos, de acordo com o cronograma regular da atividade. Dessa forma, a Itaurb ressalta que a população não deve colocar o lixo para fora nos bairros que não tiverem coleta nesta quarta-feira.
Os pontos turísticos mantidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) e pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) estarão abertos em horário regular, das 10h às 16h. São eles: Museu de Itabira e Museu do Tropeiro (SMDECTIT), Casa de Drummond, Memorial Carlos Drummond de Andrade e Fazenda do Pontal (FCCDA).
Em tempo
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, marca a morte de Zumbi dos Palmares, um dos símbolos nacionais pela resistência à escravidão e enfrentamento ao racismo. Em 2011, a data entrou no calendário oficial e passou a ser celebrada como o Dia da Consciência Negra, e já era considerada feriado em alguns estados e municípios.
No entanto, foi somente em 2023 que o Congresso Nacional aprovou a lei que transformou o Dia nacional de Zumbi e da Consciência Negra em feriado nacional. Este ano, a data será comemorada pela primeira vez em todo o país.
Fonte: Agência Senado