Estudantes da rede estadual em Betim conquistam medalha de prata na Jornada de Foguetes 2025

WhatsApp
Facebook
Imprimir

Estudantes da rede estadual em Betim conquistam medalha de prata na Jornada de Foguetes 2025

Competição nacional integra a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A dedicação e o talento dos estudantes da rede estadual mineira seguem ganhando destaque em competições nacionais. Estudantes da Escola Estadual João Paulo I, localizada em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, conquistaram o troféu de prata na Jornada de Foguetes 2025, evento vinculado à Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG).

A competição foi realizada em Barra do Piraí (RJ) e reuniu equipes de escolas públicas e privadas de todo o país, desafiando os participantes a aplicar, na prática, conhecimentos de física, matemática e astronomia na construção e no lançamento de foguetes de garrafa PET movidos a reação química.

Representando Minas Gerais com entusiasmo e espírito científico, o grupo da Escola Estadual João Paulo I alcançou o segundo lugar nacional, resultado que evidencia o compromisso da rede estadual com o ensino de ciências e o estímulo à pesquisa entre os jovens.

SEE/Divulgação

O estudante Moisés Carlos, integrante da equipe premiada, destacou o apoio recebido durante o projeto. “Agradeço muito aos nossos professores que foram fundamentais nesse processo, e à diretora Janaína Oliveira, que buscou apoio junto à SEE-MG. Essa experiência vai agregar muito não só na nossa vida como estudantes, mas também no nosso futuro profissional”, conta.

A professora Priscila Leal, responsável pelo projeto na escola, lembrou que a iniciativa nasceu do interesse dos próprios alunos e vem crescendo desde 2023.

“Tudo começou com a curiosidade de uma aluna em participar da OBA. Ao pesquisar, descobrimos a Olimpíada de Foguetes e decidimos nos inscrever. Já no primeiro ano conquistamos a medalha de prata, sendo a primeira escola do estado. Hoje, ver nossos alunos mais motivados é o que nos inspira a continuar dando o nosso melhor todos os dias”, ressalta.

Investimento mineiro em ciência e tecnologia

Para possibilitar a viagem dos estudantes e professores à competição, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) destinou um investimento de R$ 33.670,00 à Escola Estadual João Paulo I. O recurso assegurou o deslocamento, hospedagem e alimentação da equipe, garantindo que a escola representasse Betim e o estado de Minas Gerais na Jornada de Foguetes 2025.

O apoio financeiro reflete o compromisso da SEE-MG em promover o protagonismo estudantil e ampliar o acesso dos alunos da rede às olimpíadas do conhecimento, que estimulam o aprendizado prático e fortalecem o interesse pela ciência e tecnologia.

OBAFOG

Promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), a Jornada de Foguetes é uma das etapas práticas da OBA e tem o objetivo de despertar o interesse dos estudantes pela ciência, tecnologia e inovação, fortalecendo o aprendizado de forma lúdica e interdisciplinar.

Com resultados como esse, a SEE-MG reforça sua política de valorização das práticas pedagógicas inovadoras e do protagonismo estudantil, pilares do programa Educação que Transforma, que reconhece o mérito das escolas e dos profissionais que fazem a diferença na educação pública de Minas Gerais.

Veja também

Escolas estaduais de Minas estão entre as finalistas do Prêmio Nacional Liga STEAM 2025

Acidente com vítimas na MGC-120