🖤 NOTA DE PESAR

WhatsApp
Facebook
Imprimir

Sindicato Metabase de Itabira e Região

É com profundo pesar que o Sindicato Metabase de Itabira e Região comunica o falecimento de Carlos Alves Madeira, histórico dirigente sindical e uma das mais importantes referências na luta em defesa dos direitos dos trabalhadores, aposentados e pensionistas de Itabira e região.

Nascido em 5 de fevereiro de 1940, Carlos Alves Madeira filiou-se ao Sindicato Metabase em 5 de junho de 1959, iniciando uma trajetória marcada pelo compromisso, pela coragem e pela dedicação à causa coletiva.

Foi presidente da Associação Regional dos Aposentados e Pensionistas do Sistema Beneficiário Público e Privado de Itabira (ASPREV), onde atuou de forma incansável na defesa dos direitos dos aposentados, pensionistas e anistiados, tornando-se uma liderança amplamente respeitada pela comunidade e pelo movimento sindical. Também exerceu papel relevante na história do Sindicato Metabase, contribuindo para avanços e conquistas que marcaram gerações.

Carlos Alves Madeira foi uma das principais lideranças itabiranas na luta pelos trabalhadores demitidos da então Companhia Vale do Rio Doce, na década de 1990. Atuou de forma incansável na mobilização em defesa da anistia dos demitidos, que possibilitou a realocação de trabalhadores em outros postos de trabalho.

Ao longo dessa caminhada, esteve 107 vezes em Brasília, sempre ao lado de companheiros de luta, participando de audiências, reuniões e articulações políticas em busca de justiça e reparação.

Pai do atual presidente do Sindicato Metabase, André Viana, e avô da vereadora Jordana Madeira, Carlos Alves Madeira deixa um legado de luta, dignidade, solidariedade e compromisso com a justiça social. “Carlinhos” era casado há 59 anos com Clarisse Viana Madeira e pai de 12 filhos. Deixa também 19 netos e 14 bisnetos.

Neste momento de dor, o Sindicato Metabase de Itabira e Região se solidariza com os familiares, amigos e companheiros de luta, expressando seus mais sinceros sentimentos e desejando força e conforto a todos.

Carlos Alves Madeira presente, hoje e sempre.