Congresso se ilumina de verde no combate ao preconceito com nanismo

WhatsApp
Facebook
Imprimir

Congresso se ilumina de verde pelo combate ao preconceito contra pessoas com nanismo

Iluminação especial ocorre hoje e amanhã

Crédito (foto): Pierre Triboli/Câmara dos Deputados

O Congresso Nacional se iluminou de verde nesta quarta-feira (26) e quinta-feira (27) em apoio ao Dia Nacional de Combate ao Preconceito contra as Pessoas com Nanismo (25 de outubro). A data foi incluída no calendário nacional pela Lei 13.472/17, como forma de apoiar a luta pela igualdade de direitos e pelo fim do preconceito contra essas pessoas.

O nanismo é um transtorno caracterizado por uma deficiência no crescimento, que resulta em uma pessoa com menor estatura que a média da população de mesmo sexo e idade. O transtorno pode ser causado por uma combinação de fatores, incluindo hereditariedade, funcionamento do sistema neuroendócrino, fatores ambientais e nutricionais.

Acompanhamento multidisciplinar
Ainda não existe um tratamento específico para reverter a condição. O acompanhamento das diferentes formas de nanismo deve ser multidisciplinar, envolvendo pediatras, endocrinologistas, ortopedistas, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas e outros profissionais.

Salvo raríssimas exceções, os indivíduos com nanismo mantêm a capacidade intelectual preservada e podem levar vida normal. No entanto, ainda são obrigados a lidar com preconceito e discriminação social e a contornar as dificuldades de acesso a ambientes preparados para receber pessoas mais altas.

Fonte: Agência Câmara de Notícias