PRF celebra início das ações do Maio Amarelo nas rodovias federais

WhatsApp
Facebook
Imprimir

PRF celebra início das ações do Maio Amarelo nas rodovias federais

Evento em Brasília (DF) apresentou ações desenvolvidas pela instituição para aumentar a segurança no trânsito em rodovias federais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou, nesta terça-feira (5), o programa Maio Amarelo, na sede da instituição, em Brasília (DF). A cerimônia destaca mais uma participação da PRF nas ações desenvolvidas em parceria com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), instituições públicas federais, estaduais e municipais e a sociedade na busca de um trânsito mais seguro.

Em 2026, o tema do Maio Amarelo é “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”. Com este destaque, a Senatran quer chamar a atenção das instituições e das pessoas que fazem parte do trânsito sobre a participação de todos na redução de sinistros de trânsito, mortes e feridos nas vias brasileiras.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, participou da cerimônia e ressaltou que Maio Amarelo é sinônimo de compromisso com a sociedade. “É ainda reconhecer o trabalho da PRF, uma instituição que orgulha este Ministério e que tem se dedicado, com excelência, à proteção do cidadão que trafega pelas estradas do nosso país”, declarou o ministro. “Vamos continuar investindo em tecnologia, em inteligência policial, em valorização dos servidores e em ações estruturantes de prevenção e fiscalização. Segurança viária é, antes de tudo, uma política de Estado.”, completou Wellington.

PRF/Divulgação

No ano passado, foram registrados 72.483 sinistros de trânsito, 6.044 mortes e 83.483 feridos nas rodovias federais. Os três índices tiveram redução em comparação com 2024, mas ainda são considerados altos. Também em 2025, o balanço estatístico da PRF revelou  recorde histórico do número de infrações. Durante todo o ano, foram contabilizadas 10.277.088 condutas contrárias ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o que representa um aumento de 7,79% no comparativo com 2024.

Os números reforçam a importância de um mês dedicado à conscientização sobre a segurança no trânsito. Para o diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira, cada sinistro é um alerta de que ainda há muito a ser feito. “O Maio Amarelo não é apenas um marco no calendário institucional. Ele é um momento de reforço, de mobilização e de conscientização, mas, acima de tudo, é um lembrete de que nosso trabalho não se encerra em maio”, disse o gestor.

A diretora de Operações da PRF, Nádia Zilotti, participou da cerimônia e destacou que a segurança viária é um esforço coletivo. “O trabalho da PRF se inicia com a criança na escola, antes mesmo dela imaginar que um dia será um condutor. Isso porque quando a sociedade responde de forma consciente, o resultado aparece em forma de vidas preservadas”, lembrou a gestora. “O verdadeiro fator de mudança é o comportamento e é isso que o Maio Amarelo tem que nos provocar. É preciso realmente enxergar o outro, cada condutor precisa entender que a segurança é obrigação própria e não do outro”, alertou Zilotti.

Somente em 2025, as ações educativas voltadas para crianças e adolescentes, como FETRAN e o EDUCAR PRF, alcançaram mais de 54 mil pessoas. O Cinema Rodoviário levou educação para o trânsito para quase 25 mil motoristas e passageiros. Mais de 460 mil pessoas participaram de palestras educativas e outras 413 mil receberam orientações enquanto foram abordadas nas rodovias federais. Os dados mostram os esforços da PRF para além das BRs, nas escolas, nas empresas, na imprensa e em seus canais oficiais de comunicação.

A diretora do Departamento de Segurança no Trânsito da Senatran, Maria Alice Nascimento, participou do lançamento nesta terça-feira e destacou o trabalho integrado dos órgãos públicos. “Estamos com o objetivo de unir as instituições do Sistema Nacional de Trânsito para trazermos juntos os resultados. Por vezes focamos nas estatísticas, mas é importante pensar ainda em quantas vidas foram salvas mesmo diante dos desafios impostos nesta nossa árdua missão que segue durante e depois do Maio Amarelo”, concluiu Maria Alice.

O MOVIMENTO

A primeira edição do Maio Amarelo foi em 2014. A Secretaria Nacional de Trânsito é a responsável por organizar o programa, em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Maio Amarelo com o objetivo de promover a reflexão em todo o mundo sobre ações que possam tornar o trânsito mais seguro. Além do Maio Amarelo, o Brasil também desenvolveu o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), com o objetivo de reduzir em pelo menos metade o número de mortes no trânsito.

Veja também

PRF encerra operação Dia do Trabalho nas rodovias federais

Polícia Militar inicia campanha Maio Amarelo 2026 em Minas Gerais