Mucida toma posse e destaca diversificação das cidades mineradoras

Deputado Bernardo Mucida/Crédito (fotos): Felipe Jácome

A posse do deputado estadual Bernardo Mucida (PSB) oficializada na tarde desta segunda-feira (1º) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), marca a inclusão da região do Médio Piracicaba na lista das cidades que terão mais representatividade no cenário político-econômico do Estado nos próximos anos. A partir de agora, as cidades mineradoras terão uma bandeira hasteada dentro do Poder Legislativo mineiro, segundo demostrou o deputado empossado.

Deputado Bernardo Mucida/Crédito (fotos): Felipe Jácome

Com propostas de diversificação econômica, Bernardo Mucida deixou claro qual será o seu posicionamento nos próximos anos e a forma como pretende colocar em ação o seu discurso de fiscalizador e principalmente, de quem está pensando no futuro de uma região “com grande potencial econômico”.

Bernardo Mucida com o presidente da ALMG, Agostinho Patrus.

A luta pela sustentabilidade, pela diversificação econômica e o diálogo com as grandes mineradoras, na tentativa de manter o bom relacionamento e ao mesmo tempo aumentar o nível de projetos e oportunidades dentro do setor minerário, deram o tom do seu discurso de posse. Ao assumir oficialmente sua cadeira nesta segunda-feira, Bernardo Mucida agradeceu os 34.797 votos na eleição de 2018 e deixou claro que honrará suas origens, principalmente por ter passado a maior parte da sua vida em uma cidade mineradora, convivendo de perto com todos os desafios de uma economia dependente.

“O minério é nosso. O ICMS também deve ser. Precisamos afastar o medo e a ameaça das barragens e trazer à luz o duro aprendizado das tragédias que ocorreram em Mariana e Brumadinho. A sustentabilidade é a nossa bandeira. Vou trabalhar com seriedade e entusiasmo para que as nossas dores e urgências sejam ouvidas e nossa bandeira defendida no parlamento mineiro”, ressaltou o deputado ao tomar posse.

Bernardo Mucida assina posse na ALMG

Ao longo dos últimos meses Bernardo Mucida conversou com representantes regionais, não só políticos, mas empresários, educadores, representantes de associações industriais e comerciais e debateu as principais ideias que poderão ser executadas para que a diversificação econômica seja iniciada. Para isso, ele quer adotar um papel de mediador entre a população, a classe política e as grandes mineradoras. O investimento em outras áreas, como a cultura, o turismo, a educação e a saúde são temas debatidos pelo novo deputado, assim como o investimento em ciência e tecnologia.

“Como a gente pode melhorar a indústria da mineração? Com tanta tecnologia disponível, será que não vamos encontrar um outro uso para as áreas degradadas? Como vamos regenerar essas áreas? Então, o investimento na ciência e na tecnologia são imprescindíveis. É disso que eu estou falando quando eu digo que quero estabelecer uma relação de parceria com as mineradoras. É possível que elas invistam em tecnologia e ciência para reaproveitar as áreas. É muito importante pensar na região com a mineração sendo mais um vetor do desenvolvimento, do que como a única fonte de renda”, disse o deputado.

Perfil- Bernardo Mucida tem 40 anos, é mineiro, advogado, cientista político, foi professor universitário e agora deputado estadual. Foi vereador em Itabira de 2013 a 2016, se tornando um dos mais atuantes de sua legislatura. Em 2018 foi candidato a Deputado Estadual, alcançando 34.797 votos e exerce agora seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Veja também

Deputado Bernardo Mucida toma posse na Assembleia