Deputado Bernardo Mucida toma posse na Assembleia

Primeiro suplente da coligação PT/PR/PSB, ele assume a cadeira deixada por Marília Campos, atual Prefeita de Contagem (MG).

Deputado Bernardo Munida e familiares. Crédito (fotos): Daniel Protzner/ALMG

Advogado e cientista político, Bernardo Mucida (PSB) tomou posse nesta segunda-feira (1º/02/21) como deputado estadual, em solenidade no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Primeiro suplente da coligação PT/PR/PSB, ele ocupará a vaga aberta com a renúncia da ex-deputada Marília Campos (PT), eleita para a Prefeitura de Contagem (Região Metropolitana de Belo Horizonte), e cumprirá o mandato atual, que vai até 31 de janeiro de 2023.

Bernardo Mucida (deputado estadual PSB/MG), Agostinho Patrus (presidente da ALMG – PV/MG), Tadeu Martins Leite (1º- secretário da ALMG – MDB/MG)

Bernardo Mucida tem 40 anos e foi vereador em Itabira (2013-2016), na Região Central, por um mandato. Não tentou a reeleição para concorrer à prefeitura do município, terminando no segundo lugar em 2016, com 40% dos votos válidos. Nas eleições de 2018, recebeu 34.797 votos como candidato a deputado estadual.

Após assinar o termo de posse, o novo parlamentar destacou os principais compromissos de seu mandato e agradeceu a confiança nele depositada pelos mineiros. Ressaltou como missão praticar a política como instrumento da justiça social e apresentou como um desafio conciliar a atividade minerária com o desenvolvimento sustentável.

Nesse sentido, o deputado afirmou que é preciso afastar o medo e a ameaça das barragens, lição deixada pelas tragédias ocorridas em Mariana (Região Central) e Brumadinho (RMBH). Ele disse procurar uma parceria equilibrada com as mineradoras, para que os seus resultados econômicos possam criar oportunidades de negócios renováveis. “O minério é nosso, o ICMS também deve ser, assim como o potencial de agregação de valor da atividade”, salientou.

Bernardo Mucida também abordou a pandemia de Covid-19, “uma realidade triste e cruel”, ao cumprimentar os profissionais da área de saúde e se solidarizar com as famílias que perderam entes queridos.

Diálogo – Em seu pronunciamento, o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PV), deu as boas-vindas ao novo colega, desejando-lhe um mandato guiado pela sabedoria e pelo sentimento de agente transformador da sociedade.

Agostinho Patrus lembrou a experiência de Bernardo Mucida como vereador, função também voltada para a fiscalização e o acompanhamento dos serviços públicos, e saudou a chegada de mais uma forma de pensar ao Parlamento mineiro, por acreditar que o debate ressoa a voz da Assembleia como instituição.

“Agora como um dos nossos pares, esteja certo de que encontrará nesta Casa um ambiente de cooperação entre todos os deputados, de convivência plural e integrada”, ratificou. Como exemplo desse trabalho conjunto e apartidário em prol do Estado, o presidente da ALMG citou a aprovação de pautas imprescindíveis durante a pandemia.

Um dos focos da Assembleia nos próximos meses, ainda de acordo com Agostinho Patrus, será a condução do Reco,eça Minas, promovendo a retomada sustentável da economia no pós-pandemia.

O 1º-secretário da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite (MDB), também participou presencialmente da cerimônia.

Veja também

Mucida toma posse e destaca diversificação das cidades mineradoras

Posse de Bernardo Mucida como deputado estadual na ALMG

Bernardo Mucida toma posse como deputado estadual nesta segunda 01/02