Fotos: Acom/PMI

240 trabalhadores da saúde são imunizados no drive-thru

Anúncios

Ver mais +

Fotos: Acom/PMI

Duzentos e quarenta trabalhadores da saúde são imunizados no primeiro dia de drive-thru, em Itabira (MG).

Iniciou-se nesta quinta-feira (11) o sistema drive-thru para imunização dos trabalhadores da saúde em Itabira. O prefeito Marco Antônio Lage e a secretária municipal de Saúde, Eliana Maria Torres Horta Guerra Lage, estiveram no período da manhã no estacionamento da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), onde foi montada a estrutura para aplicação da vacina. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), neste primeiro dia foram imunizados 240 profissionais no local.

Roberto de Freitas Drumond (médico)

“É um grande alívio! Estou me sentindo escolhido por Deus. Essa primeira dose acalma bastante a tensão na qual a gente fica. Tomara que a segunda dose logo aconteça. Estou muito agradecido”, declarou o médico Roberto de Freitas Drumond após receber o imunizante.

“A gente está avaliando se o drive-thru é o melhor sistema para se vacinar. Pelo que estamos vendo hoje, funciona muito bem e queremos continuar com os idosos”, comentou Eliana Horta. Ela acrescentou que os protocolos sanitários precisam ser mantidos. “A imunização só acontece a partir da segunda dose e, depois, há também o período para eficácia da vacina. É necessário continuar usando máscara e álcool em gel até que 90% da população tenha sido vacinada”, alertou.

O prefeito reiterou a necessidade de a população continuar com as medidas preventivas, principalmente durante o recesso que se aproxima. “Nossa grande esperança está realmente na vacinação de um lado e no comportamento do público do outro. Pedimos a todos que não relaxem, sobretudo agora no período de Carnaval. Temos a vacinação como a grande esperança de conter a escalada do vírus, da taxa de contaminação em nossa cidade, mas ainda estamos sob grande risco com relação à pandemia. Não se aglomerem, protejam os idosos de sua família, continue usando álcool em gel, não deixe de usar a máscara”.

Após o recesso de Carnaval, a SMS continuará com o cronograma previsto no Programa Nacional de Imunização (PNI). Na tarde desta quinta-feira, a Gerência Regional de Saúde (GRS) repassou o terceiro lote de vacinas contra a Covid-19 à secretaria: 820 doses da CoronaVac para aplicação da primeira dose nos idosos acima de 90 anos e profissionais da saúde e 1.419 para a segunda dose das pessoas já vacinadas. Além do drive-thru, a equipe da SMS deve ir às residências dos idosos desta faixa etária que estão acamados ou com dificuldades de locomoção para vaciná-los. É importante ter o cadastro no Programa Saúde da Família (PSF).

Em tempo

Nesta sexta-feira (12), o drive-thru acontecerá das 9h às 16h30 e vai atender somente profissionais da saúde acima de 45 anos das clínicas/ consultórios médicos, odontológicos e de fisioterapia diretamente envolvidos no atendimento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Os documentos exigidos são: CPF, documento de registro no respectivo Conselho e número de inscrição no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

No sábado (13), o drive-thru ocorrerá das 9h às 12h e vai abranger apenas trabalhadores dos laboratórios de análises clínicas, clínicas de diagnóstico por imagem e farmacêuticos que coletam material e/ou fazem o teste da Covid-19. É necessário apresentar CPF e documento de registro no respectivo Conselho (se for o caso). Estes profissionais devem constar nos ofícios que os estabelecimentos de saúde encaminharam à SMS. O prazo para entrega das listagens encerrou-se na quarta-feira (10).

Quem for se vacinar também precisa levar caneta para assinar o comprovante de imunização. Não estão incluídos nesta remessa trabalhadores dos setores administrativos, recursos humanos, call center, faturamento, entre outros. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones 3839-2608, 3839-2649 e 3839-2289.

Itabira migra para a Onda Verde do Minas Consciente

 

Escolas municipais entregam material pedagógico para aulas online