Familiares do secretário/Crédito (fotos): Acom PMI

Prefeito empossa Mauro Ferreira como secretário de Agricultura

Familiares do secretário/Crédito (fotos): Acom PMI

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, empossou o engenheiro agrônomo Mauro Lúcio Ferreira como secretário municipal de Agricultura e Abastecimento. A solenidade aconteceu na tarde desta sexta-feira (19) no auditório da Prefeitura, com a presença de servidores públicos, familiares e representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário que atuam na cidade.Mauro Ferreira tem formação como engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e possui mestrado em Agronomia pela mesma instituição. Servidor da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) há 22 anos, foi o técnico responsável pelo escritório em Itabira durante 15 anos. Para assumir o cargo no governo municipal, aguardava a nomeação de um servidor para substituí-lo na Emater.Em seu discurso, o secretário recém-empossado lembrou sua trajetória pessoal e profissional, além do convite feito pelo prefeito para trabalhar no desenvolvimento do agronegócio em Itabira. “Sempre afirmei que não é fácil trabalhar com agropecuária numa cidade onde prevalecem outras atividades, principalmente quando a principal é a mineração. Itabira tem a maior extensão territorial da microrregião; produz leite, carne, madeira, banana, mel e produtos agroindustriais, mas uma série de particularidades históricas e atuais encaminharam o agronegócio a uma situação de expressão considerada secundária, de pouca valorização e descrença principalmente daqueles que não o conhecem profundamente”, afirmou.

Nomeação de Antônio Adelson

O vice-prefeito, Marco Antônio Gomes, parabenizou Mauro Ferreira e destacou que ele tem experiência para o exercício da função. “Entreguei a carta ao governador Romeu Zema solicitando a liberação dele, mas entendo a demora, pois uma pessoa com este currículo não pode ser liberado de qualquer forma”, acrescentou.

Marco Antônio Lage lembrou o trabalho desenvolvido por Mauro Ferreira durante o período em que esteve à frente da Emater e o respeito que ele conquistou junto aos produtores rurais. “É um momento de alegria consolidar essa equipe técnica que temos na Prefeitura. Itabira precisa desenvolver e se emancipar economicamente. Mauro aceitou um desafio grande: fazer o potencial do agronegócio na cidade avançar. Ele é um profissional de grande capacidade técnica para este projeto”, afirmou. O prefeito ressaltou também que será necessário estabelecer parcerias com entidades e instituições de ensino para que o projeto do governo municipal seja concretizado.

Durante a solenidade, o servidor Antônio Adelson de Oliveira Santos, que ocupava o cargo de secretário de Agricultura e Abastecimento interinamente, recebeu o decreto de nomeação como diretor de Agricultura e Apoio ao Pequeno Produtor.

Veja também

Governo confirma Bernardo Rosa como vice-líder na Câmara