Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar prestam auxílio em municípios das regiões Central e Zona da Mata atingidos pelos últimos temporais.

O Governo do estado de Minas Gerais está em ação nas cidades atingidas pelas chuvas dos últimos dias, especialmente deste fim de semana. O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e a Polícia militar de Minas Gerais (PMMG) estão em atuação nas cidades das regiões Central e Zona da Mata que sofreram impactos por conta dos temporais.
Além da montagem de um gabinete de crise para assistência às vítimas e à população afetada, equipes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) foram direcionadas aos municípios para prestar auxílio. Também já começou a distribuição de donativos, como colchões, kits de higiene e de limpeza.
“Estou em contato diário com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, acompanhando a situação nos municípios afetados pelas fortes chuvas no estado”, afirma o governador Romeu Zema. “Em Santa Maria de Itabira, onde houve um desabamento na manhã deste domingo (21/2), helicópteros do Estado foram deslocados para ajudar nos trabalhos de resgate. Um caminhão com ajuda humanitária, levando colchões e kits de higiene, também já partiu rumo ao município. Nossa solidariedade a todos que vêm sofrendo com as chuvas em Minas. O Estado dará suporte a todas prefeituras e população que necessitem de ajuda”, reforça o governador.
Suporte
Em Santa Maria de Itabira, a madrugada chuvosa provocou desmoronamentos e soterramentos. Foram confirmadas duas mortes até o momento. Vários pontos da cidade e área rural estão alagados.
Passabém, município vizinho, também registra problemas semelhantes. Helicópteros da PMMG e Bombeiros se deslocaram até o local para reforçar o atendimento e socorro. “Nossas equipes já estão na cidade para prestar toda assistência necessária aos moradores. Diversas frentes de trabalho foram montadas para dar uma resposta rápida, como socorro às vítimas”, explica o major Dias, do Corpo de Bombeiros.
Para o suporte em infraestrutura, equipes do departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) estão na região para minimizar os impactos nas rodovias que tiveram queda de barreira e estão obstruídas, como a MGC-120.
Quanto às medidas de assistência social, Subsecretaria de Assistência Social e Diretorias Regionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) seguem em permanente contato com a gestão municipal e coordenadores dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O objetivo é prestar orientação e apoio técnico no levantamento de famílias desalojadas e em situação de risco, protocolos de atendimento, realização de cadastros, organização de abrigos provisórios em situações de emergência, fluxos de decretação de situação de emergência e informação para outros órgãos.
Em Matipó, Carangola, Orizânia, Divino e Fervedouro, a assistência também está sendo prestada pela Defesa Civil, com o envio de ajuda humanitária.
Veja também
Câmara de Itabira arrecada donativos para vítimas em Santa Maria
Câmara de Itabira arrecada donativos para vítimas em Santa Maria
Câmara de Itabira arrecada donativos para vítimas em Santa Maria
Câmara de Itabira arrecada donativos para vítimas em Santa Maria
Câmara de Itabira arrecada donativos para vítimas em Santa Maria