Fiscalização municipal e PM fazem inspeção na Vale

Acom/PMI

Fiscalização municipal e PM fazem inspeção na Vale. A visita aconteceu nessa terça-feira (23), na Mina Conceição, com o objetivo de conferir o cumprimento dos protocolos sanitários inseridos na Onda Roxa do Minas Consciente.

Acom/PMI

As equipes de fiscalização municipal – Diretoria de Fiscalização de Posturas e Diretoria de Vigilância Sanitária – visitaram nessa terça-feira (23) a Vale/ Mina Conceição para verificar o cumprimento dos protocolos sanitários, descritos na Onda Roxa do plano Minas Consciente. A inspeção conferiu, especialmente, as medidas de prevenção e o combate à propagação do novo coronavírus (covid-19). A ação aconteceu depois de denúncias sobre a aglomeração de funcionários nas instalações da mineradora, e contou com o apoio de policiais militares do 26º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (26º BPMMG).

As equipes foram acompanhadas pelo gerente de Construção da Vale, Alan Medina Ferreira, que explicou sobre cada local vistoriado e as ações adotadas para minimizar os riscos de contaminação. Foram supervisionados os alojamentos, refeitórios, áreas de convivência e de embarque e desembarque de passageiros.

Os ficais informaram à Vale sobre as denúncias de aglomeração de funcionários nas dependências da Mina Conceição, sobretudo nas obras de construção civil. O gerente da mineradora afirmou que a empresa tomou medidas para evitar que os fatos tornem a acontecer. Ações como separação do ponto de entrada e de saída dos funcionários no momento da troca de turno e a concessão de meia hora – antes ou depois – em cada turno para evitar a concentração de grande número de pessoas na hora do registro de ponto são algumas das determinações.

Foi explicado ainda que a Vale determina que o funcionário deve realizar, regularmente, um checklist com o objetivo de verificar qualquer anormalidade em relação ao estado à sua saúde. Além disso, a cada 21 dias, todos são submetidos ao teste de covid-19, no Posto de Testagem, localizado na Mina Cauê. Ainda segundo o gerente, o funcionário que descumpre as regras é advertido, pode ser suspenso ou até demitido.

Veja também

Agência móvel da Caixa inicia atendimento em Itabira

Itabira chora mais 8 óbitos por Covid e 195 novos infectados