AASSGRA faz treinamento para Oficina de Quitandas

Nas ruas, as beneficiadas contribuem com a limpeza da cidade. Fotos: Nívia Martins/ACOM-PMSGRA

A Associação de Assistência Social de São Gonçalo do Rio Abaixo (AASSGRA) faz treinamento de monitores para Oficinas de Quitandas com vagas abertas em 15 dias. A presidente da instituição, Maria Madalena Lopes e Souza informa que todas as oficinas estão adaptadas para o período de pandemia, atendendo ao invés de oito, quatro usuários por horário. Mesmo com turmas reduzidas, a AASSGRA atende 283 pessoas.

Criada em 2006, a entidade atua com famílias em situação de vulnerabilidade social, priorizando a assistência social, sobretudo, lutando pela melhoria da qualidade de vida no que diz respeito à capacitação, geração de renda, vida social, lazer, alimentação, nutrição, saúde e meio ambiente. A associação oferece aos beneficiários inseridos o bolsa auxilio de meio salário-mínimo e uma cesta básica por um período de seis meses, com uma jornada de trabalho de 20 horas semanais.

A monitora Maria de Lourdes Coelho Gomes treina outras monitoras para a Oficina de
Quitandas.

Vejam a seguir as oficinas e demais trabalhos em andamento:

Corte/Costura
A todo o vapor estão as oficinas de corte/costura, a qual contempla mulheres que têm conhecimento básico de costura e que estejam desempregadas ou exerçam a profissão como autônoma. Nesta oficina as beneficiadas desenvolvem trabalhos em equipe coordenados por duas monitoras que têm o objetivo de qualificá-las para a produção de malharias e uniformes para a Prefeitura, empresas regionais e comunidade local, além de artesanato em tecido com a utilização de retalhos para a produção da malharia.

Produção de Mudas
A produção de mudas de hortaliças é outro trabalho desenvolvido e partiu da necessidade de suprir o viveiro municipal, e aproveitar a mão de obra de algumas mulheres selecionadas que não tinham qualificação para atuarem em outras oficinas, mas já tinham experiência neste tipo de trabalho. São produzidas mudas de hortaliças, incentivando a agricultura familiar. Para esta atividade faz parceria com pessoas da comunidade com disponibilidade de ceder o terreno. São contempladas em torno de 10 mulheres.

Limpeza Urbana
As associadas também atuam na limpeza urbana. Essa atividade surgiu da necessidade de suprir mão de obra para a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos para realização da limpeza da zona urbana e rural, e inserir o pessoal selecionado que não tinha qualificação para atuar em outras oficinas, mas com experiência em trabalho braçal. São beneficiadas em torno de 80 mulheres, que atuam no projeto com orientação da Secretaria de Serviços Urbanos.

Reciclagem e artesanato com garrafas PET
Nesta oficina são recicladas garrafas PET para produção de vassouras. Os associados também são selecionados e qualificados para atuarem na produção, beneficiando em torno de 10 pessoas. Essa deve recomeçar nos próximos dias, pois a máquina de fabricação de vassouras foi danificada e foi entregue hoje a associação.

Veja também

Projeto de Lei para auxílio emergencial a MEIs e microempresas é enviado à Câmara

SINE de São Gonçalo direcionou 75% das vagas a são-gonçalenses