Prefeitura de São Gonçalo retoma produção do sabão ecológico

Fotos: Daniel Cota/Acom PMSGRA
Fotos: Daniel Cota/Acom PMSGRA

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo retomou a produção do sabão ecológico, uma importante ação para diminuir os impactos ao meio ambiente, com a reutilização de óleo usado, que deixa de ser descartado indevidamente na natureza.

O sabão ecológico é produzido através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a comunidade, que em troca recebe um tablete por litro de óleo recolhido. Nesta retomada estão sendo produzidos cerca de 600 tabletes por semana, 2400 por mês.

Vale lembrar que, o descarte incorreto do óleo de cozinha acarreta diversos problemas ambientais e urbanos, como impermeabilização do solo, poluição dos cursos de água, entupimentos de redes hidráulicas, entre outros.

“Quando jogados diretamente no ralo da pia ou no lixo tendem a criar uma barreira que impede a passagem da água, causa entupimentos e consequentemente enchentes, além de poluir córregos, rios e o solo” ressaltou Ordilei Freitas, coordenador do projeto.

Postos de troca e coleta
São Gonçalo possui pontos de troca e coleta de óleo usado em todo o município. A comunidade pode fazer a troca na Secretaria de Meio Ambiente, na rua Campanário, nº 28, bairro Fonte do Mato e nas Unidades de Saúde das comunidades rurais.

Veja também

São Gonçalo terá capacitação em Lei de Incentivo à Cultura