Acom/PMI

Áreas de esporte e lazer podem ser revitalizadas em Itabira

Anúncios

Prefeitura planeja revitalização de áreas de esportes e lazer em Itabira. Ação acontece em parceria com o Centro Universitário Una por meio de um projeto de extensão do curso de Arquitetura e Urbanismo.

A Prefeitura vai revitalizar as áreas destinadas à prática de esportes e lazer em Itabira. A ação será em parceria com o Centro Universitário Uma, por meio de um projeto de extensão do Escritório Modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo. A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) é a responsável pela iniciativa entre o Município e a instituição de ensino.

Acom/PMI

Participarão do empreendimento alunos dos cursos de arquitetura, engenharia e educação física, com a pesquisa sobre os locais, suas necessidades e captação de informações relativas às necessidades dos usuários. Os estudantes serão orientados e acompanhados pelos professores Lucas Lima e Daniela Rocha, pelo coordenador de cursos Bruno Oliveira Nascimento, da Una, e pela coordenadora de Esporte e Lazer da SMELJ, Patrícia Zingoni. Com isso, serão desenvolvidos projetos arquitetônicos para a revitalização das áreas consideradas mais afetadas na cidade.

Com as características técnicas definidas por uma equipe da SMELJ, os alunos serão responsáveis pelos aspectos estruturais e estéticos dos ambientes. São eles que vão elaborar as plantas, projeções, estudo de cores e materiais utilizados, acessibilidade, entre outros quesitos. A secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Natália Lacerda Faria, ressalta que um aspecto importante a considerar na fase de elaboração dos projetos é a aplicação de materiais sustentáveis como madeira, bambu e materiais reciclados, por exemplo.

Ainda de acordo com a secretária municipal, por meio desta parceria, o Governo Municipal pretende ter mais conhecimento científico e tecnológico em suas intervenções, além de oferecer estágio para estudantes de Itabira. A expectativa de Natália Lacerda é buscar recursos para a execução do projeto ainda neste ano e, assim, garantir benefícios direto aos usuários dos espaços públicos.

“Andando pela cidade, com um olhar investigativo, foi que percebi o quanto Itabira tem de espaços públicos que podem ser reformados e adaptados para a prática de esportes e de lazer. Portanto, vendo que estes locais foram desmerecidos ao longo do tempo, como poderiam ser recuperados? Como transformá-los em uma praça de verdade? Dando uma unidade arquitetônica indispensável, com equipamentos diversificados e um ambiente mais vivo, atraente e seguro para os usuários”, explicou a responsável pela SMELJ.

Os locais prioritários para revitalização, definidos pela SMELJ, são: pista de atletismo da Escola Estadual Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro (Premem); instalações para provas do campo de atletismo na antiga malharia Fio de Ouro; pistas de caminhada nas avenidas Mauro Ribeiro, Prefeito Li Guerra, Machado de Assis (Integração), MG-129 (duas entradas) e Humberto Campo; praças esportivas nos bairros Praia, Fênix, Juca Batista, Bela Vista e Pedreira; Belacamp; e pista de Mountain Bike no bairro Campestre.

Veja também

Encontro para tratar de energia elétrica e Centro Histórico

Covid: Itabira vacina quem tem 60 e 61 anos