“Cidades da região precisam ver em Itabira sucesso pós-mineração”, diz Mucida

Crédito (foto): ALMG

Reconversão produtiva de territórios mineiros. Cidades da região precisam ver em Itabira um exemplo de sucesso no pós-mineração, diz Mucida. 

O deputado estadual Bernardo Mucida participou na tarde desta segunda-feira (24), do “1º Meet Up de Lideranças Regionais sobre Reconversão Produtiva de Territórios Minerados – Região de Itabira” e defendeu mais uma vez a necessidade da união de esforços para a criação de um projeto sustentável em toda a região.

Crédito (foto): ALMG

Com a temática totalmente alinhada com a principal bandeira de seu mandato, que é a redução da elevada dependência econômica da atividade minerária em Itabira e região, o parlamentar foi uma voz de destaque durante o encontro, ao se disponibilizar para fomentar projetos que criem alternativas sustentáveis e possibilitem uma segurança econômica para o futuro.

Mucida reforçou a necessidade de criar um projeto abrangente, que seja capaz de abraçar todas as cidades da região do Médio Piracicaba, principalmente aquelas que sofrem os danos da exploração mineral. “Nos últimos meses eu caminhei por vários municípios da região levando a necessidade de se pensar a diversificação em caráter regional. Eu vejo a importância de envolver os municípios vizinhos em um projeto que não é só de Itabira. Ele precisa partir de Itabira, a cidade precisa ser um exemplo para Minas Gerais como um case de sucesso, como um município capaz de construir alternativas em um momento pós lavra, esse é o principal desafio”, disse o deputado.

Participação- O Meet Up contou com a participação de representantes da Prefeitura Municipal de Itabira, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (ACITA), Infinita, Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e Vale. Também marcaram presença representantes de diversas associações comerciais de cidades da região, como Acimon (João Monlevade), Aciabac (Barão de Cocais), Aciasgra (São Gonçalo do Rio Abaixo), Acisb (Santa Bárbara) e Aciarp (Rio Piracicaba). O objetivo foi traçar um plano de expansão deste projeto a outras lideranças regionais, com o intuito de criarmos uma governança territorial que trará soluções para a falta de diversificação econômica.