Ajuda aos clubes de futebol é destaque na reunião da LIFA

Fotos: divulgação

A Liga Itabirana de Futebol Amador – LIFA reuniu-se nesta terça-feira (25) na sede da Interassociação. Os torneios paralelos de futebol que estão acontecendo na cidade foi uma das pautas que dominaram o encontro. O presidente da Liga Ricardo Freitas disse que essas competições não têm ligação nenhuma com a Lifa: “Infelizmente algumas pessoas resolveram não atender às determinações do Minas Consciente e da Prefeitura de Itabira. Não está liberado nenhuma atividade de esporte coletivo pelas autoridades e isso tem trazido preocupação à nossa diretoria já que podem ligar este ato de irresponsabilidade com a nossa entidade”. Ricardo lembrou que não se pode confundir a cessão de um campo de futebol e autorização da Lifa para ocorrer o evento. É necessário lembrar que a permissão do uso dos campos não é da Liga e sim, dos clubes de futebol. “Tenho sido muito cobrado e vamos oficiar a prefeitura que a Lifa não possui nenhuma ligação com esses campeonatos irregulares. A Lifa não poderá sofrer nenhuma penalização e sim, os clubes que estão cedendo seus espaços para os jogos, perdendo inclusive o comodato dos campos”.

Ajuda aos Clubes
Está em discussão com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude a possibilidade de o governo municipal ajudar os clubes em suas principais necessidades, para isso, está sendo feito um levantamento e a Liga aguarda uma nova reunião com a Secretária Municipal, Natália Lacerda Faria para iniciar as discussões, já que muitos clubes apresentaram suas deficiências e claro, necessidades. “Além das ajudas aos clubes, queremos fortalecer a imagem da entidade”, disse Silvio Andrade, Secretário Geral: “Hoje somos 26 clubes de futebol, representamos mais de 400 atletas e somos responsáveis pelo maior campeonato esportivo da região, movimentando milhares de pessoas em campos de futebol, trazendo diversão, entretenimento e renda para muitos, já que os comerciantes aproveitam os jogos para venderem seus produtos, que vão de alimentos à vestuário. Sabemos da atual situação, da pandemia, mas também sabemos que novos tempos estão vindo e quando tudo se acertar queremos estar prontos para trazer esporte e alegria aos itabiranos. Para isso, precisamos levar nossos projetos ao executivo e acreditamos que o prefeito Marco Antônio Lage está atento a isso tudo”, disse o Secretário da Lifa.

Diversos clubes foram representados na reunião, entre eles Grêmio, Santa Ruth, Campestre, Vila Nova, São Lourenço e Santa Maria, time da cidade vizinha Santa Maria de Itabira, filiado à Lifa. Na ocasião foi apresentado o novo Assessor de Comunicação da Liga, Antônio Elias dos Reis – Tonny Morais. “É  um nome de peso que vem somar a nossa vontade de elevar o nome da Lifa. Tonny é meu amigo há muitos anos e conheço sua capacidade, seja para coordenar nossa Comunicação, realizar eventos e ser uma ponte com políticos em Brasília, além de Belo Horizonte e Itabira, para trazer benefícios para a Liga. Acredito em um incremento valioso com este “reforço em nosso time”, finalizou Ricardo Freitas.

Veja também

LIFA retoma as atividades com reuniões presenciais