Aprovado projeto que institui mês de combate ao abuso de menores

Acom/CMI

Câmara aprova projeto que institui mês de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Proposta prevê a realização anual da campanha Maio Laranja.

Acom/CMI

A Câmara de Itabira aprovou na última terça-feira (8) o projeto de lei 34/2021, dos vereadores Rosilene Félix Guimarães (MDB) e Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), que institui a campanha Maio Laranja, a ser realizada no mês de maio de cada ano em todo o território municipal, com o objetivo de efetivar ações relacionadas ao combate do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Durante a sua realização, o Município deverá promover ampla divulgação do evento, valendo-se das ações integradas e intersetoriais envolvendo principalmente a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria de Ação Social e a Rede de Proteção de Itabira.

“O Maio Laranja tem como objetivo mostrar à sociedade que é compromisso coletivo. Cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, ou seja, sem violências”, diz a justificativa do projeto.

O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja, como forma de recordação dos desenhos feitos na infância e lembrança da delicadeza e da necessidade de cuidado e proteção, a cor laranja foi inspirada na gerbera, uma flor muito conhecida no Brasil que simboliza a fragilidade e vulnerabilidade da criança, presente no slogan e no símbolo da campanha, o mês de maio.

“Ressalta-se que durante a pandemia os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes aumentou significativamente em nossa cidade, sendo portanto, necessário dar visibilidade ao assunto a fim de promover a conscientização sobre o tema e as formas de combate”, ponderaram os autores.

Veja também

Vereadores negam empréstimo de R$ 70 milhões