Evento de TI com cases reais para interessados em conhecer o mercado

Senac em Itabira promove evento de TI com cases reais para interessados em conhecer mais sobre o mercado. FETI acontecerá gratuitamente pela internet e mostrará trabalhos desenvolvidos pelos alunos; internautas vão escolher os melhores.

O dia 14 de julho será especial para um grupo de alunos do curso Técnico em Informática do Senac em Itabira. Eles serão os protagonistas da primeira edição do Festival de Educação, Tecnologia e Inovação (FETI), que acontecerá de 19h30 às 21h30, pelo Youtube.

O evento é gratuito e aberto a estudantes da área de TI; Informática e Desenvolvedores; profissionais do setor; alunos do ensino médio e interessados pelo assunto. Na ocasião haverá a apresentação de seis trabalhos desenvolvidos durante o curso, nas modalidades Montagem e Manutenção de Computadores e Desenvolvimento Web.

Os projetos foram criados com o apoio dos docentes e apresentados a uma banca entre 5 e 7 de julho. Ao final das apresentações no Youtube, os internautas serão convidados a votar no melhor projeto até o dia 15 de julho e o resultado será anunciado nas redes sociais do Senac no dia 16.

Confira detalhes sobre cada projeto:

Modalidade: Montagem e Manutenção de computadores

  1. POLY TECIDOS – proposta de automatização de uma pequena empresa de vendas de tecidos, na qual os alunos apresentam um projeto de consultoria para a troca de computadores e montagem de uma infraestrutura de T.I automatizando a empresa.
  2. SUPER MART SUPERMERCADO – projeto de montagem e manutenção de Infraestrutura de T.I de uma filial de uma rede de supermercados, na qual os alunos atuariam com a montagem de todo parque computacional e redes de computadores da empresa.

Modalidade: Desenvolvimento WEB

Todos os sites foram elaborados utilizando as linguagens: HTML, CSS e JavaScript para desenvolvimento do layout e JAVA para programação e conexão com o Banco de Dados. Estes projetos contemplam a prática das UC’s que trabalham o desenvolvimento WEB durante o curso.

  1. SPORTS – site de vendas de produtos esportivos para uma empresa fictícia do comércio no ramo. Se destacaram pela qualidade do site elaborado, considerando a identidade visual da empresa e a usabilidade do sistema. Utilizou técnicas de desenvolvimento WEB que enriqueceram o projeto como a aplicação do layout responsivo, menu suspenso e layout clean. Utilizaram Banco de Dados para armazenamento das informações necessárias.
  2. PETZ – site de vendas de produtos para pets para uma empresa fictícia. O cliente pode visualizar as informações dos produtos e realizar a compra pelo site por meio de um cadastro. O site chamou atenção pelo design desenvolvido considerando a identidade visual da empresa, pela comunicação com o banco de dados e pela usabilidade final.
  3. INFORMED – sistema web para agendamentos de serviços na área de TI para uma empresa do setor de Informática. O cliente (Pessoa Física ou Jurídica) pode se cadastrar no site para agendar um serviço como: manutenção de computadores, em celulares, entre outros.  O cliente pode fazer a avaliação do serviço prestado  por meio de um feedback. A empresa também é fictícia e o layout desenvolvido preza identidade visual e o visual clean. Destaque para a comunicação com o banco de dados utilizadas. A proposta se apresenta como nicho de mercado e inovação para a região.
  4. UAY CELULARES – sistema web que disponibiliza um comércio de celulares novos ou usados por pessoas físicas. A empresa trabalha com compra e venda de celulares. Os celulares são adquiridos de pessoas físicas, anunciados e vendidos na plataforma. A empresa também é fictícia e o projeto também se destacou por ser um nicho de mercado. A região ainda não possui este tipo de serviço no comércio. Desenvolveram um layout clean e de acordo com a identidade visual proposta.  

Sobre o projeto FETI

O Festival de Educação, Tecnologia e Inovação é uma iniciativa do Senac em Minas e tem por objetivo permitir aos alunos do segmento de Informática de Itabira, que mostrem suas habilidades adquiridas dentro da sala de aula, apresentando projetos realizados como situação de aprendizagem.

Sobre o Senac em Itabira

Além de contribuir para a inserção das pessoas no mercado de trabalho, o Senac em Itabira fomenta o desenvolvimento econômico da cidade e região e disponibiliza à comunidade cursos técnicos nos eixos Gestão, Informática e Segurança, além de cursos livres e de MBA​​. Há, ainda, os cursos da Aprendizagem Comercial, especificamente para jovens de 14 a 24 anos, que buscam a oportunidade do primeiro emprego e estão vinculados a empresas.

Serviço: 

FETI Itabira

Data: 14 de julho

Local: Youtube do Senai

Mais informações: Praça Doutor Acrisio Alvarenga, 7 – Centro.  (31) 3067-4050