Acom/PMI

Saiba quando e como acionar a Defesa Civil de Itabira

Anúncios

Saiba quando e como acionar a Defesa Civil de Itabira

Acom/PMI

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) é responsável pelas ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas para evitar desastres, minimizar seus impactos para a população e restabelecer a normalidade social. Em Itabira, o órgão recebeu nova nomenclatura em 2020, conforme Lei Municipal 5227/2020. A mudança foi regulamentada pelo Decreto 1.072/2021, publicada no Diário Oficial no último sábado (17).

As atividades sob responsabilidade da Defesa Civil estão relacionadas à:

1) prevenção de riscos – orientações sobre como evitar possíveis desastres, mapeamento de áreas vulneráveis, capacitação e treinamentos;

2) mitigação – emissão de alertas e avisos, evacuação de áreas de risco e monitoramento de eventos naturais, minimizando os impactos de desastres;

3) preparação – planejamento para prever a metodologia de intervenção e disponibilização da infraestrutura necessária para emprego se houver desastre;

4) resposta a desastres – busca e salvamento e assistência às vítimas;

5) recuperação – ações para restabelecer a normalidade no local atingido pelo desastre de forma mais breve possível, por meio de trabalho conjunto entre poder público e sociedade.

Nilma Castro – coordenadora Compdec

Neste ano, a Compdec participou do auxílio aos moradores de Santa Maria de Itabira que enfrentaram o desastre causado pelas chuvas em fevereiro. Também acompanha os testes mensais das sirenes em Itabira, promovidos pela mineradora Vale como parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). Outra ação é a campanha contra queimadas, vigente neste período de seca.

Quando acionar

Os telefones da Compdec de Itabira são 3839-2147, (31) 98294-6273 (WhatsApp) e plantão pelo número 199. Confira as principais situações em que o órgão poderá ser acionado:

– inundações;

– alagamentos;

– desabamentos;

– quedas de árvores;

– deslizamentos;

– destelhamentos;

– graves desastres com vítimas e desabrigados;

– rupturas ou colapso de vias públicas;

– rachaduras, trincas e fissuras em edificações;

– infiltrações graves com grande risco de desabamento;

– deslocamento de fundações de imóveis (rebaixamento da terra ou da parede).

Saiba mais

Entre os meses de novembro e abril, a Compdec é um dos setores integrantes do Grupo de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (GGIRD), implantado pela Prefeitura neste ano para ações de monitoramento, avaliação de situações críticas, pronta resposta e operações conjuntas.

O grupo é formado por representantes das secretarias de Obras, Transporte e Trânsito; Assistência Social; Administração; Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae); Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e Coordenadoria de Comunicação Social. Quando necessário, também são acionados agentes externos, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vale, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), entre outros.

Veja também

Carreta móvel reforça luta contra a covid em Itabira

Praças e jardins serão revitalizados em Itabira